A cidade de Florença oferece aos seus habitantes uma série de mercados gastronômicos. Alguns deles funcionam quase todos os dias e outros são eventos esporádicos, que ocupam as principais praças da cidade. Curioso é que os mercados ocasionais mudam o ritmo do espaço urbano, proporcionando uma dinâmica festiva, onde pessoas que normalmente não se cumprimentariam interagem. Isso porque muitos vendedores permitem que os clientes provem os produtos expostos, transformando o lugar em um piquenique a céu aberto.
Um mercado de rua, já bastante popular, é o Mercatale di Firenze, que ocorre na Piazza della Repubblica. Ele é composto por inúmeras barracas de agricultores da região Toscana, que trazem seus produtos para serem vendidos na cidade "grande". No mercado, é possível comprar diversos tipos de fatiados toscanos (como salame e prosciutto crudo), queijos, azeites e vinhos de pequenas produtoras, especiarias, doces em conserva e marmellata.
Trata-se de um projeto da Comunidade de Firenze em parceria com a Associazioni di Categoria e Associazioni dei Produttori, com o objetivo de divulgar a tradição cultural toscana. A boa notícia para os consumidores, é que se pode comprar tudo direto da fonte, com a certeza que é mesmo fresco.
Um dos ingredientes mais comuns no mercado é o queijo pecorino, que vem em diversos tipos: fresco, semi-fresco, stagionato (temperado) ou mesmo trufado. Foi lá que a Flávia comprou os ingredientes para fazer a pasta alla carbonara em Londres. Na União Européia, os produtos podem circular livremente, o que é um ótimo benefício para quem mora aqui.
Recomendo experimentar os Necci, uma comida típica da região das montanhas do Appennino toscano, que são preparados por dois idosos carini. Considerado o "primo pobre" dos crepes franceses, os necci são finas panquecas (frittelle), feitas com farinha de castanha, água e sal. Depois de prontas, as panquecas tradicionalmente são recheadas com ricota fresca. Uma delícia!
Vale lembrar que a castanha, assim como o vinho e o azeite, representa um dos ingredientes mais importantes da culinária toscana. Especialmente nas regiões de montanha, o trigo era um ingrediente raro, então, o povo fazia o pão e a pasta com a farinha de castanha. A colheita é feita em outubro e depois, com a castanha, é feita a farinha, la crema di marroni, dentre outros produtos. É fascinante ver os vendedores ambulantes de marroni invadirem a cidade com os seus carrinhos, propagando um cheiro maravilhoso pelas ruas da cidade. Talvez seja o evento mais marcante da mudança de estação.
Só de recordar, me deu até água da boca. Vou aproveitar que amanhã tem feira e passar lá!
Calendario de 2011
Sábado 19 Março (edição extraordinária)
Sábado 2 April
Sábado 23 April (edição extraordinária)
Sábado 14 Maio
Sábado 4 Junho
Sábado 2 Julho
Sábado 3 Setembro
Sábado 1 Outubro
Sábado 5 Novembro
Sábado 3 Dezembro
Sábado 17 Dezembro (edição extraordinária)
Local: Piazza della Repubblica
Horário: Das 8:00 às 19:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário