Mostrando postagens com marcador Receita da Vovó. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receita da Vovó. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de agosto de 2013

Alcachofra





No mercado, escolha as alcachofras seguindo o seguinte critério: elas devem ser todas do mesmo tamanho e bem roxas. 

Em casa:
Corte as pontas das alcachofras com a tesoura e os cabos rente aos fundos.
Lave as alcachofras em água corrente.

Para cada alcachofra pique um dente de alho grande.
Em uma panela de pressão, frite os dentes de alho picados no azeite.
Ponha as alcachofras na panela de pressão.
Regue as alcachofras com uma porção generosa de azeite. 
Adicione na panela de pressão: sal, pimenta do reino e água (só até cobrir os fundos das alcachofras).
Feche a panela e espere por + ou - 20 minutos. 
Pronto!


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Doce de Banana da Terra




O Doce de Banana da Terra, deve ser feito quando a casca da banana já está bem preta. 
Corte no meio de comprido e divida em 3 partes. 
Coloque em uma travessa com açúcar e canela. 
Espalhe tambem pequenos pedaços de margarina pela travessa. 
Leve para assar no forno por mais ou menos 40 minutos (no elétrico).  



Pronto!
Dani

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Batatinhas com Alecrim


Batatinhas com Alecrim

Lave as batatinhas com uma esponja limpa. 
Coloque uma panela com água no forno e espere ferver. 
Insira as batatas com uma pitada de sal. 
Não deixe cozinhar por muito tempo. 
Experimente espetar uma batatinha com um garfo para saber se já estão prontas. 
Tire as batatas e corte no meio. 

Batatas na frigideira

Frite no azeite as batatas com um pequeno dente de alho picado e alecrim.
Pimenta do reino à gosto. 
Dani








terça-feira, 21 de agosto de 2012

Frango Xadrez



Frango Xadrez




Separe um kilo de peito de frango e corte em cubos.
Tempere os cubos de frango com uma espremida de limão, um dente alho espremido e sal. Deixe descansar por uma hora.

Corte um pimentão verde, um vermelho e um amarelo em quadrados médios.
Separe uma cebola grande e corte em gomos.


Coloque Maizena em um prato fundo. 
Pegue o frango e passe na Maizena. Cada cubo deve ficar completamente coberto.  
Separe uma frigideira grande, coloque óleo e deixe esquentar.
Despeje o frango na frigideira e vire os cubos aos poucos com uma escumadeira. 

Cuidado para não deixar dourar de mais os cubos de frango. 
Retire os cubos com a escumadeira e coloque-os em uma travessa. 

Insira os cubos de pimentão no mesmo óleo, no qual foi frito o frango. 


Três tipos de pimentão na frigideira


Espere dar um ligeira murchada, retire com uma escumadeira, colocando-os na mesma travessa que os cubos de frango. 
  
Então coloque os gomos de cebola na frigideira com um pouco de sal. 

Mais uma vez, espere murchar. 






Despeje os cubos de frango e pimentão na frigideira.  

Coloque:
Duas colheres de sopa de ketchup Heinz.
Duas colheres de sopa de shoyo.
Uma colher de sopa de molho inglês. 
Uma pitada de .Ajinomoto
Algumas gotas de molho Tabasco (à gosto).





Pegue uma xícara não muito cheia de água e insira meio tablete de caldo de galinha.   
Esquente a xícara no microondas, espere o tablete desmanchar e acrescente na mistura na frigideira.
Pique um pouco de cebolinha e corte uma fatia grossa de abacaxi em gomos. Misture-os na frigideira e acrescente amendoim sem casca na hora de servir. 




Experimente o frango xadrez com arroz branco ou primavera: 

Frango Xadez com Arrroz 

Dani

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vinagrete de Pepino


Vinagrete de Pepino


A receita de Vinagrete de Pepino é tradicionalmente feita pela matriarca da família, D. Theresa, como acompanhamento para bifes de contra-filé e arroz com feijão. Fácil de fazer, esse tesouro da avó já é considerado patrimônio da família. 
Vejamos a receita:

Corte um pepino em cubos bem pequenos e uma cebola (média). 
Acrescente salsinha e pimenta picada, uma pitada de sal, um copo de água mineral gelada e meio limão espremido. 

Pronto!
 
Dani



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bolinho de Chuva





Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo para fritar
1/4 de xícara de chá de açúcar 
1/2 colher (sopa) de canela em pó para polvilhar



Preparo



Coloque a farinha em uma tigela e acrescente o açúcar, os ovos e o fermento.
Acrescente leite aos poucos até obter consistência firme (se necessário use menos do que o indicado)


"Pingue" a massa na panela com óleo já quente utilizando uma colher. Atenção: o fogo não pode estar muito alto, para que não fiquem crus por dentro.
Frite poucas unidades, virando com a escumadeira.


Coloque em papel toalha.
Polvilhe com açúcar e canela. 

Dani 


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gnocchi da Nonna

Este post inaugura uma categoria nova, a "Receita da Vovó". Nós já colocamos aqui outras vezes receitas que vieram de nossas avós, como a torta de banana da Dona Irene (minha avó), a berinjela à parmiggiana da Dona Teresa. Pretendemos colocar mais receitas das nossas avós, que são a nossa maior inspiração na cozinha e fora dela. Afinal, não tem nada melhor do que comidinha da vovó, né?
Então, inauguramos com a receita da vó da Fê e da Dani, a Dona Teresa, com o famoso gnocchi dela (é simplesmente maravilhoso)!
Flá


O que seriam os domingos sem o gnocchi da nonna?
A receita é tradição e herança de família. 
Especialistas sentem o ponto da massa na mão e fazem sem receita. 
Se não acertar logo de primeira, persista. Gnocchi é uma arte e a prática é necessária para a perfeição. 

Ingredientes:
1 quilo de batata (pode ser Rosa, Batata suja ou comum)
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo e 1 gema
1 colher de sopa de queijo ralado
Sal, noz moscada e pimenta do reino
200 gramas de farinha de trigo

Preparo:
Cozinhe as batatas com casca.
Descasque com a mão e esprema ainda quentes.  
Colocar a massa em uma bacia funda com manteiga e noz moscada ralada. 
Deixe esfriar.

Ovo, queijo ralado e sal

Em um prato fundo misture os ovos, queijo ralado e sal. 
Despeje tudo em cima da massa e acrescente pimenta do reino.
Acrescente ainda farinha e misture tudo com a mão. 
Se for necessário, coloque mais sal. 

A mão tem que sentir a massa seca e bem consistente. 
Caso esteja aguada, pode-se colocar uma colher de Maizena ou um pouco mais de farinha. O importante é não exagerar na farinha, senão o gnocchi perde o gosto de batata. 

Coloque uma toalha na mesa e polvilhe um pouco de farinha por cima. 
Passe farinha nas mãos e comece a separar  pequenos pedaços da massa para trabalhar. 

Faça um rolinho e corte com uma faca o gnocchi. 
Espalhe-os pela toalha enquanto corta.

cortando o gnocchi

Importante: É fundamental fazer o teste. 
Isto é, ferva água em uma panelinha pequena. 
Coloque 2 gnocchi e espere subir. 
Tire com uma escumadeira e coloque-os em um prato. 
Verifique se ele está bem formado, consistente e gostoso. 
Se estiver poroso e sem forma, deverá colocar farinha até acertar o ponto.
Repita o teste quantas vezes for necessário.  


Deixe o gnocchi descansar na toalha por um tempinho.



Espere a água ferver em uma panela grande, e coloque o gnocchi delicadamente.
Retire-os com a escumadeira e quando eles subirem na água, coloque-os em uma travessa grande. 
Jamais faça camadas de gnocchi na travessa. Se necessário, use outra travessa. 
Despeje o molho da sua escolha.
Polvilhe com queijo parmesão ralado e pode servir!    


prato final!

Fica uma delícia com Berinjela à parmigiana!


Dani
Um agradecimento especial para Dona Theresa e para a Bisa (in memoriam) que prepararam esta delícia por tantos domingos.  

terça-feira, 10 de julho de 2012

Melanzane alla parmigiana

Caros utopianos, 
segue mais uma receitinha direto do caderno de receitas da Dona Teresa, minha avó.





Primeiro Passo:
Corte a berinjela em rodelas
Coloque as rodelas com um fio de azeite na frigideira. 
Retire-as e espere esfriar.

Segundo passo:
Em um prato fundo misture um ovo com duas colheres de queijo parmesão ralado, pimenta do reino, alho espremido, um pouco de salsa e cebola picadinha.
Passe cada uma das rodelas no ovo e coloque para fritar na frigideira. 

Retire e coloque cada rodela lado a lado em uma travessa. 
Claro que o tamanho da travessa depende o número de berinjelas.

Coloque uma fatia fina de queijo mozzarela sobre cada rodela. 
Depois com uma concha despeje um pouco de molho de tomate fresco em cima de cada rodela e polvilhe queijo parmesão ralado. 




Como cortei duas berinjelas, aproveitei para fazer duas camadas repetindo, mais uma vez, todo o procedimento anterior. 


Para finalizar, coloque um pouco de orégano em cima do molho de tomate e está pronto para o forno.







Dani

sexta-feira, 25 de março de 2011

Receita da Vovó

Desde pequena, passava a semana inteira pensando no que iria comer de sobremesa na casa da minha avó no almoço de domingo. Não tem nada de mais especial do que comida de vó. A minha avó materna (Dona Irene) sempre fez umas marmitas para a família inteira com doces e salgados feitos por ela, que começaram a ser mandados para as casas dos filhos, depois dos netos e até dos agregados da família. Todo domingo, a minha rotina na casa dela era almoçar depois de comer umas balinhas (que ela dava escondido de nossos pais para não levarmos bronca), comer sobremesa (que eu sempre repetia) e levar para casa a marmita, que sempre vinha com o nome do destinatário, carinhosamente embaladinha nos saquinhos verdes do supermercado. Isso sem falar quando eu ia passar férias na casa dela e ela fazia tudo o que eu gostava de comer. Coração de mãe é grande, mas de vó é maior ainda porque tem que caber mais gente (vó é mãe duas vezes, como diz a Dona Irene).


A torta de banana sempre foi disputadíssima na minha família. Eu lembro de ter lido uma crônica do Carlos Heitor Cony em que ele dizia que quando era criança tinha vendido a alma dele para o diabo para que tirassem ele de um castigo e ele pudesse comer uma torta de banana. Eu me identifiquei muito com a história porque, pela torta da minha avó, eu venderia minha alma para o diabo! A torta é super macia e a banana fica úmida na medida certa. Na parte de cima, o açúcar dá uma endurecida e fica crocante. Uma delícia é comê-la recém tirada do forno (a história que dá dor de barriga é história de vó, para não deixar os gulosos acabarem com a torta antes mesmo dela esfriar).
A execução da receita feita por quem entende do assunto (a minha avó) é perfeita, mas qualquer um que queira se aventurar, não vai precisar ter três filhos, seis netos e uma bisneta para poder fazer. A foto do post é resultado da minha primeira vez. 
Abaixo, segue a receita:





Ingredientes 

Para a massa:
3 xícaras farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de maizena
2 colheres de sopa cheias de margarina
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de óleo

Para o recheio:
6 ou 7 bananas nanicas maduras
Açúcar
Canela
3 ovos

1 xícara de leite

Preparo:
Fazer uma farofa com os ingredientes secos. Adicionar o óleo e a margarina e mexer com os dedos. 
Numa assadeira untada, colocar metade da massa. Colocar uma camada de bananas fatiadas no sentido do comprimento (corte meio grosso) até cobrir toda a masa, adicionando o açúcar e a canela. Colocar uma fatia de banana bem próxima da outra.
Adicionar a outra metade da massa e colocar por cima os 3 ovos batidos com leite. Por cima de tudo colocar canela e açúcar e levar ao forno quente (médio) até dourar.


Nem preciso dizer que sou eternamente grata à minha avó não apenas pela receita, mas pelo amor com que ela fez essa torta para mim. E, claro, por tantas outras coisas que só o amor de vó explica. A Dona Irene faz hoje 88 anos. Parabéns, vó! 


Flá