terça-feira, 15 de março de 2011

Mercado de Kuznechny, em São Petersburgo



Quando estava em São Petersburgo e procurava pela casa do escritor Dostoiévski, me deparei com um grande mercado chamado Kuznechny. Sem pensar duas vezes, entrei. Afinal, nada como uma visita a um mercado local para conhecer a base da culinária de um lugar. É uma experiência que sempre procuro fazer quando viajo e acabo aprendendo bastante sobre a região.




Como em todo food market, no Kuznechny, é possível comprar não apenas frutas e verduras frescas, peixes e carnes, mas também produtos básicos da cozinha russa, como sour cream, queijo, mel e uma variedade incrível de cogumelos e caviar. Já falei aqui que na Rússia, o caviar não é comida de granfino como no Brasil, no entanto, para nós chega a ser um pouco chocante ver a quantidade e variedade de caviar à venda no Mercado. Dá até vontade de comprar um pouco de cada para fazer uma degustação. Acabei apenas experimentando deliciosos docinhos de amêndoas com mel que me foram oferecidos pelos simpáticos vendedores.


Surpreendente mesmo, no entanto, é notar a existência de diversos estandes vendendo produtos da Ásia Central e do Cáucaso. Logo, precebe-se como a culinária de um povo retrata também sua história e suas relações sociais, já que a ex-União Soviética não apenas proporcionou a miscigenação cultural, mas também uma rica e poderosa mistura gastronômica. Sendo assim, a cozinha russa assimilou temperos, ingredientes e receitas dos povos que também fizeram parte da União Soviética, transformando-se em um ponto de encontro da sociabilidade do gosto.


Fica na: 3 Kuznechny Pereulok
São Petersburgo

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário