quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sorria, você está na Turquia!

Adoro um trecho de um poema do Fernando Pessoa que diz assim: "Trago dentro do meu coração, como num cofre que se não pode fechar de cheio, todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei." Divagações utópicas à parte, é um assim que eu me sinto quando viajo (e quando volto das viagens): com o coração cheio das coisas que eu vivi, dos portos onde passei e de um sentimento único de ter experimentado o novo e querer mais. E o que isso tem a ver com o Utopias Gastronômicas? Muita coisa. Afinal, estamos aqui para contar das nossas aventuras gastronômicas e do prazer que é viajar, conhecer novas culturas e, principalmente, um dos elementos mais importantes delas: a comida! Fiquei hospedada na casa de uma amiga que é turca. Além de ela ter sido uma excelente host (hospitalidade turca, ela me dizia), me ensinou o be-a-bá da comida deles. 

A Turquia começa surpreendendo porque é um país grande, que sofreu influências de diversos povos e tem muita história para contar. A gastronomia turca de certa forma reflete um pouco esta história. Encontramos alguns elementos que parecem um pouco com a comida grega (ou seria a comida grega que parece com a turca?) ou mesmo com a comida árabe, mas sem perder traços comuns aos de outros lugares do Mediterrâneo. Muitos queijos, azeitonas, tomates, pepinos e temperos variados para dar um ar diferente no paladar.

Começamos aqui com o café da manhã turco, com direito a uma linda vista para o mar, no Lokma Cafe em Istambul, que fica no bairro Bebek. Passei 6 dias em Istambul e o meu café da manhã de todos os dias foi mais ou menos parecido com este daqui, o que indica que se você estiver na Turquia e quiser fazer como os turcos, tem que provar estas coisas daqui. Aí vão as dicas! 

Nós pedimos vários "tapas" pequenos, que foram servidos ao mesmo tempo. Para acompanhar, um chá preto, muito tomado aqui (apesar de o café turco ser bem típico também).

Primeiro item da lista: tomates frescos e pepinos. Em tempos de tomates inflacionados no Brasil, aproveitei para me deliciar, ainda que o nosso café da manhã seja um pouco diferente.




Outra coisa que tem aos montes aqui e que não falta no cardápio deles: azeitonas. Nossa, quanta variedade, quanta qualidade! Eu não sou muito de azeitona, mas não é que eu me rendi aos encantos das azeitonas turcas!




Eles fazem estes ovos mexidos, normalmente com tomates e/ ou linguiça (é uma linguiça especial deles, feita - eu acho - com carne bovina, uma delícia) e/ ou uma espécie de pimentão verde. Super gostoso para comer com um dos pães típicos deles, que parece um bagle. Delicioso!





Outra coisa típica deles: espetinho com queijo coalho e tomates. Simples, mas delicioso.




E o meu favorito: um creme (é uma mistura de creme com manteiga: tem gosto de creme, mas uma consistência mais amanteigada) com mel. Comi pão com esta mistura de creme com mel quase todos os dias lá. Simplesmente delicioso! Como eu queria poder achar este creme aqui... mas Deus não dá asas a cobras: tive que me deslocar até a Turquia para provar e preciso voltar lá para provar de novo! 




Nem preciso dizer que vale a visita, né?CAFE LOKMA
Rumelihisarı Mah.  Yahya Kemal Cd No:18, Rumelihisarı/İstanbul - Avrupa, Turquia
+90 212 265 7171

Como eles não têm site, estou colocando dois links que podem ser úteis e tem fotos do lugar:
http://www.gecce.com/restoran/lokma-cafe
https://www.facebook.com/Bebek.Lokma.Cafe 



Um agradecimento mais do que especial à minha amiga Asli, que me mostrou a hospitalidade turca.

Flá


Nenhum comentário:

Postar um comentário