Um dos pontos turísticos mais famosos de Istambul é o mercado de especiarias. A construção do mercado se iniciou em 1597, tendo sido concluída somente 67 anos depois. A localização é bem central e fica ao lado da Nova Mesquita, que é linda e também merece a visita. Ou seja: ainda que você não seja um foodie convicto como eu, o mercado de especiarias estará no seu roteiro turístico e deve ser visitado.
Prepare-se para o assédio. Milhares de vendedores simpáticos por todas as partes oferecendo amostras de seus produtos. Tudo ao gosto do freguês: até falar português eles falam. Aproveite a experiência para provar de tudo e conhecer as delícias que o mercado oferece: doces, nozes, salgados, temperos, chás, coisas para a cozinha, um mundo de surpresas. Eu tentei ser o mais econômica possível (tarefa árdua) e não comprar demais.
Temperos e especiarias |
Comprei muito pistache e grão de bico seco (aqui eles comem como aperitivo, como se fosse amendoim). Que delícia! De tempero, acabei comprando um açafrão que vinha do Irã. Uma nota, mas não resisti porque mesmo assim era mais barato do que aqui. Quem sabe não vem receita nova por aí...
Chás |
E mais chás |
Ai, e os chás! Não resisti e acabei comprando chá de maçã, chá de rosas, chá de romã o famoso "chá do amor". Não sei direito para o que serve, quem sabe me dá sorte... apesar de que, pelo o que o homem falou, é mais para recuperar depois de uma noite quente do que para dar sorte, mas enfim... Vamos ver se neste inverno no Rio de Janeiro faz algum dia de frio para eu conseguir tomar todo este chá que comprei.
Cerâmicas |
As cerâmicas na Turquia são bem tradicionais também. Há para todos os gostos. Eu sugiro olhar mais no Grand Bazaar do que no mercado de especiarias, pois há mais opções, mas não deixe de procurar alguma coisa para casa. O preço costuma ser bom e tem coisas que você não vai encontrar no Brasil.
E os famosos docinhos turcos (Turkish Delights)... São tantas opções de sabor que fica difícil escolher. Eu mergulhei com fé nos de pistache. E, para comprovar que os turcos em muito se assemelham aos brasileiros: a plaquinha dizendo que os docinhos são afrodisíacos (o viagra turco). Eita preocupação com a libido! Ao lado desta barraquinha que vendia o Turkish Delight, havia uma reportagem dizendo que a mulher do rei da Arábia Saudita comprou 110 kg de docinhos turcos. Safadinha...
legumes desidratados |
Enfim, se você gosta de uma aventura gastronômica, não deixe de ir ao mercado de especiarias. Vá com paciência e disposição para fazer uma pechincha!
Um agradecimento à minha amiga Asli, que pacientemente me guiou pelo mercado e me ajudou na negociata com os comerciantes.
Flá
Nenhum comentário:
Postar um comentário