domingo, 23 de junho de 2013

Trilhas do Araçari em Nova Friburgo, Rio de Janeiro

No último fim de semana, fiz uma viagem com uns amigos do trabalho para Nova Friburgo, que fica na região serrana do Rio de Janeiro. O programa era para ser esse mesmo: visitar umas trilhas e cachoeiras e comer bem. Muito bem, aliás...

vista do lado de fora
Fomos no Trilhas do Araçari o restaurante vegetariano da cidade e, ouso dizer, um dos poucos vegetarianos do estado.  Aberto apenas às sextas-feiras e finais de semana, o lugar é perfeito para apreciar a sua comida com calma, ao lado de amigos e familiares. O ambiente é rústico e muito agradável, todo aberto para aproveitarmos a natureza que está por toda parte. Eles têm umas redes no jardim para permitir o visitante puxar aquela palhinha depois do almoço (meu sonho de consumo)... Vários ingredientes utilizados no restaurante são cultivados na horta que tem do lado de fora do restaurante. Todos orgânicos e fresquinhos. Para completar, o restaurante vende ainda artesanato local, comidinhas caseiras (geleias, compotas, pimentas, etc.), ovos caipiras, cervejas locais, etc.

horta
Um paraíso para quem gosta de comer saudável e bem. Eu - como boa glutona - como tudo o que vejo na frente e digo que aqui não é nada de alface, tomate e rúcula: há muita variedade e riqueza de ingredientes, muito bem preparados e criados pelos donos do restaurante, que se mudaram para Friburgo para abrir e cuidar do restaurante.

Fomos lá duas vezes: na sexta-feira, para o festival de pizza (rodízio) e no sábado para o almoço vegetariano. 

As pizzas servidas fogem do conceito tradicional e abraçam a ideia do vegetariano. Com exceção da margherita e quatro queijos, todos os sabores são novos e fruto da criatividade do restaurante: cogumelos, cebolas caramelizadas com gorgonzola, vegetais, etc. A massa, super fininha, é preparada na frente dos clientes em uma máquina enorme de bater massa e no forno de pizza que fica exposto no restaurante. Preparem-se para a boa surpresa e bom apetite!

Pizza de cogumelos

Pizza de queijo gorgonzola com cebola caramelada
De sobremesa, também pizza!! Duas opções: banana, côco e açúcar demerara cristalizado (o que dá aquela crocância, hum...) ou chocolate com amêndoas. Na dúvida de qual escolher, coma as duas! Ainda bem que é rodízio...


Pizza de banana com côco e açúcar demerara


pizza de chocolate com amêndoa
No almoço vegetariano, começamos com uma bela caipirinha de laranja, mel e gengibre para abrir o apetite. Para acompanhar a abertura dos trabalhos, bolinhos de arroz e berinjela. Crocantes e fresquinhos. Uma delícia!!

caipivodka de laranja com gengibre e mel

bolinho de arroz 
bolinho de berinjela
Há uma mesa enorme de saladas, cheia de ótimas opções e riqueza de sabores. Juro, foi difícil fazer um prato pequeno. Muitos legumes, folhas e grãos, todos muito frescos e bem temperados.

Mesa de saladas


prato com salada
Eles têm também um forno à lenha que fica com um feijão, arroz, farofa de alho e purê, todos quentinhos, parecendo comida de fazenda. Como se a comilança toda não bastasse, eles vão fazendo diversos pratos quentes e trazendo um a um para os fregueses. Muito melhor do que um buffet onde as coisas ficam esfriando e depois fica com aquela cara de fim de feira. Sempre tem algo quentinho e fresco no réchaud: moqueca de banana da terra, massa com gorgonzola e espinafre, risotto de cogumelos. Vale a pena sentar no restaurante e ir provando um pouco de cada...

forno à lenha e delícias da fazenda
penne com gorgonzola e brocolis
E a sobremesa... Ai, a sobremesa!! O nosso favorito foi a mousse de maracujá com linhaça e negresco. Uma delícia!! Contraste perfeito entre o chocolate e o azedinho do maracujá. Elegemos o melhor!! Fora isso, tinha mousse suflair, apfelstrudel, banana flambada com sorvete e torta de ricota com frutas vermelhas. Dá para ser melhor??

mousse de maracujá com negresco
mousse de suflair

apfel strudel com sorvete de creme

banana flambada com sorvete de creme

torta de ricota com calda de frutas vermelhas


Site:


Um agradecimento ao meu amigo Vitor e a seus pais, que me receberam muito bem.

Flá

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Braseiro no BG

O post de hoje é sobre o Braseiro, que fica no Baixo Gávea ou, para os íntimos, "BG". O lugar está sempre cheio e costuma ser um bom lugar para ver gente. Para quem é paulista e está pisando em território carioca, deixe a goma em casa e vá descontraído. Minha única recomendação é evitar o lugar em dias de verão muito quentes. O ar condicionado e os ventiladores não dão conta do calor das arábias que faz neste Rio de Janeiro!

A coisa é simples: cerveja, carne, farofinha e batata. Isso tudo aliado à boa companhia dos amigos e está pronta a receita de sucesso do lugar! A picanha costuma vir no ponto, deliciosa! A linguiça também é um dos pontos fortes, tem que provar pelo menos um pedacinho!


Picanha

Acompanhamentos
A felicidade está mesmo nas coisas simples. Nossa, quanta saudade eu sentia de uma boa picanha quando estava em Londres. Viva o Brasil, terra do carnaval e do samba (e da picanha)!

Site:
http://www.braseirodagavea.com.br/

Flá

sábado, 1 de junho de 2013

Algo de "Sobrenatural" no Rio de Janeiro

Queridos leitores, estou com uma lista enorme dos lugares que me indicaram aqui no Rio. Uma delas - e talvez quem seja carioca já esteja cansado de conhecer - é o Sobrenatural em Santa Teresa. Para mim, Santa Teresa tem todo um charme e é uma região que vale muito a pena ser conhecida para quem é de fora. Há vários resturantes, bares, lojinhas em um lugar pitoresco, que tem uma vibe diferente do resto da cidade. Só conhecendo mesmo para dizer.

A boa de hoje: Sobrenatural, restaurante de frutos do mar. O lugar é mais informal e apresenta vários painéis coloridos por toda a parte, das mesas às paredes. Uma ótima opção para um almoço à tarde.

Começamos com uns petiscos: bolinhos de bacalhau e pastéis de camarão. Hum.... Os bolinhos estavam uma delícia. O recheio estava bem molhadinho e bem temperado e a casquinha levemente crocante. Simplesmente fantástico! Os pastéis chegaram um pouco brilhando de óleo, mas estavam muito bem recheados e saborosos. Valeu a pena mordiscar uma entradinha!!

bolinhos de bacalhau

Pastéis de camarão
Dividimos uma moqueca de camarão à baiana que servia 2 pessoas para 3. Vinha acompanhada de arroz e farofa de dendê. Foi bem tranquilo, ainda mais porque comemos uma entradinha. A moqueca estava sensacional. Bem temperada e saborosa. Eu sou suspeita, pois adoro moqueca. Saí de lá louca para deitar numa rede e passar a tarde giboiando. Acho que comida baiana dá essa sensação de se estar numa música de Dorival Caymmi...


Olhem o ambiente (talvez seja mais fácil do que descrever aqui): todo colorido. Adorei.



Site:

E meu agradecimento vai para a Stela e sua mãe, que me fizeram o convite e companhia para este almoço tão gostoso.

Flá