terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dona Onça na Selva de Pedra Paulista

De volta ao país tupiniquim (guardamos uns posts da Europa para publicar para nossos queridos leitores – só para dar aquele gostinho de que ainda estamos viajando mundo afora, como se tivéssemos ganho na mega sena), nada como matar a saudade com comida brasileira e ainda com um programa bem paulista...
A boa de hoje: bar Dona Onça, no edifício Copan.
O edifício Copan é um dos mais emblemáticos da minha querida terra natal. Ele foi projetado pelo Oscar Niemeyer nos anos 50 (li hoje no jornal que ele está louco para voltar para a casa do hospital para trabalhar no seu projeto de um centro cultural no Marrocos – aos 104 anos! Muito, mas muito orgulho de um velhinho porreta desses. Ainda que o estilo arquitetônico dele não seja your cup of tea, não há como negar que esse velhinho nessa idade e ainda na ativa – e não para jogar gamão e sim para realizar empreendimentos arquitetônicos internacionais - é impressionante).
Enfim, a gente está aqui para falar de comida e não de arquitetura…
Gosto de ir lá com a minha mãe, que é a pessoa que mais gosta de comer entradas que eu conheço. A ideia é provar um pouco de tudo e não se empanizar com um prato só (se bem que a feijoada de lá tem uma cara ótima, estou louca para voltar e provar). Fomos durante um dia de passeio no centro da cidade.
Abrimos com chave de ouro com uma caipirinha (ou caipiroska) onça pintada. Vai tangerina e maracujá. Deliciosa e vem num copão. Uma delícia! Refrescante, gosto de fruta, adoçada na medida (odeio quando a caipirinha vem puro açúcar) e pronta para ser tomada como se fosse suco!
Caipiroska Onça Pintada
Pedimos algumas porções “para beliscar”…
A primeira delas, panelinha de frutos do mar com perfume de curry.  Uma delícia. Tem um toque oriental e  vem com um pãozinho para chuchar no molho.

Panelinha de frutos do mar com perfume de curry

 Depois, mexilhões cozidos na cerveja. Muito gostoso. Lembrei de um que comi na Bélgica.
Mexilhões cozidos na cerveja
Linguiça de porco artesanal feita na casa com vinagrete e pão francês, que acompanha uma pimentinha biquinho (o toque especial, na minha opinião)…
Linguiça da casa com pimentas biquinho e vinagrette
E o meu favorito (disparado – não porque os outros não sejam tão bons, mas porque este simplesmente é o que eu penso quando tenho vontade de ir no Dona Onça): carré de javali grelhado ao molho poivre… Ainda que você não faça este esquema de “tapas”, peça este carré de entrada. Você vai ser mais feliz depois que comer, vai por mim.
Carré de Javali ao molho poivre
E para finalizar, sobremesas!! Ai, como essa parte me agrada!
Primeiro, um crème brûleé abrasileirado de romeu e julieta. Adoro estas misturas culturais (principalmente se elas são bem sucedidas).
Crème brûleé romeu e julieta
 Depois, um churros com doce de leite. Acho que a foto diz mais do que eu poderia dizer…

Churros com doce de leite
Para finalizar, peça um cafezinho. Ele acompanha o “leite de onça”que é uma batida/ licor que eles fazem lá.
Café com leite de onça
Um agradecimento especial à mamma, que me ensinou a comer bem e me apresentou ao carré, ao brûleé e ao passeio digestivo no centro pós restaurante (que não durou muito, como vocês podem imaginar).
Flá

domingo, 28 de outubro de 2012

Carne ou lagosta? Red em Amsterdã

Minha breve viagem a Amsterdã rendeu um monte de posts para o nosso UG... Desta vez, minha visita foi para o restaurante Red, em Amsterdã. A comida é uma delícia e o lugar é muito charmoso. Gostei muito, pois o lugar é pequeno e tem um aspecto mais intimista. Não é preciso muito para agradar um paladar e os olhos de quem gosta de um lugar bonito para comer.

O conceito é simples: pede-se lagosta ou carne. Vegetarianos, este não é o lugar de vocês! Como eu amo lagosta e carne, fiquei muito indecisa, isso sim. A minha amiga pediu lagosta e eu a carne. Assim, provei um pouco de cada.

A lagosta vem bem servida (eles dizem no menu que é de 500g) e tem duas opções de molho: maionese leve ou beurre du chef
Lagosta - foto do site: http://www.mytable.com/Netherlands/Amsterdam/Restaurant/Red/r27367537/en
Eu acabei pedindo o steak com molho bernaise da casa, mas também tinha a carne na manteiga. Simplesmente delicioso. A carne veio macia e muito saborosa. Perfeita para quem está com saudade de comer carne boa. E o molho estava realmente especial. 


Os pratos acompanham fritas e salada. Notem a maionese junto com as batatas fritas. Eu sempre lembro daquele trecho do filme do Pulp Fiction que tem um diálogo em que o John Travolta fala que na Holanda eles colocam maionese ao invés de ketchup nas batatas fritas (um clássico - o filme e as batatas com maionese). Gordices e entupimento das artérias à parte, eu amo!


Para fechar com chave de ouro, pedimos o menu degustação de sobremesa. Dêem só uma olhada nestes docinhos. Estava um mais gostoso que o outro!

Renda-se à sobremesa das surpresas preparadas pelo chef

Não é um charme? foto do site: http://www.mytable.com/Netherlands/Amsterdam/Restaurant/Red/r27367537/en
Site:
http://www.restaurantred.nl/eng/index.html

E mais uma vez à minha guia e companheira na ingestão de calorias Stela, que me apresentou o lugar.

Flá

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Monmouth Coffee Company

Ainda que a gastronomia inglesa não seja das mais apreciadas, não há como negar que Londres oferece milhares de oportunidades para se comer e se beber bem. No entanto, uma das coisas que sinto muita falta aqui é de um bom café. É possível encontrar expresso bom, mas café coado (ou americano, como se chama aqui) que não seja aguado, é muito difícil. A cidade tem milhares de cafés de rede que oferecem uma grande variedade de tipos de café, mas na minha opinião (e de algumas pessoas que moram aqui), um dos únicos lugares onde eu não preciso pedir um café com chocolate, creme e afins para disfarçar o gosto é o Monmouth Coffee Company.



O café tem toda uma tradição (pelo menos segundo eles) de prospectar pelos melhores tipos de grãos pelo mundo todo. Eles começaram o negócio vendendo café em Covent Garden no fim dos anos 70 e hoje têm três lojas, uma em Covent Garden, uma em Borough e uma em Bermondsey. Eu costumo ir sempre à de Borough, que é perto de casa e do Borough Market. Eu adoro ir lá. O café por si só já vale a visita: é sempre fresco, feito na hora e perfeito! Além disso, os pães e acompanhamentos do café que são sempre deliciosos. O ambiente é bem descontraído e tem poucas mesas e uma mesa grande coletiva. Evite os dias em que o Borough Market está aberto, a menos que você esteja fazendo turismo por lá e não se importe de pegar uma filinha e de tomar o café em pé. De toda forma, vale a visita!



Site:
http://www.monmouthcoffee.co.uk/

domingo, 2 de setembro de 2012

A Geek in the Kitchen

Estava procurando um presentinho divertido na internet para o namorado e descobri que existe uma linha inteira de produtos e gadgets de cozinha para geeks. Fiz uma lista dos meus favoritos:

Ice cube trays & molds

Uma ideia criativa é usar os moldes para fazer gelatina ou cubos de gelo com sabor de fruta (limão, laranja, etc)






Também  pode derreter chocolate em banho maria e deixar esfriar na geladeira nos moldes divertidos.



A Tábua

O meu namorado matemático vai adorar essa tábua de cortar. 
Aventais de cozinha para super chefs!




Acho que ate consigo convencer o namorado a ajudar na cozinha com eles.

E para o churrasqueiro:


Pote de biscoitos


Amei!

Copos 
 Viciados em Lego...





Sabe aqueles antigos discos floppys? Eles podem se transformar em porta copos retrô.


Fácil copiar essa idéia, né?

Linha Star Wars:





Para preparar uns bons drinks: 







Agora duas coisas que são a minha cara. Como adoro a borda da lasanha.. essa forma é ideal!
E esse kit de sais? Amei!


Vários sites especializados vendem esses gadgets. O mais indicado talvez seja o Think Geek: http://www.thinkgeek.com/

Dani

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rotisserie Roma


Roma Ristorante e Rotisserie



A minha família sempre compra massa fresca na Rotisserie Roma, em São Paulo. Lá todos nos conhecem pelo nome e já sabem exatamente qual é a espessura que gostamos para massa da lasanha. A qualidade é excelente e em 30 anos, nunca nos decepcionaram. Isso não é pouca coisa! Confesso que raríssimas vezes frequentamos o restaurante que funciona logo em cima da Rotisserie. Preferimos levar a massa fresca para a casa e deixar a nona fazer a alegria da família no domingo. 




As massas!


Compramos sempre ravioli de ricota, fettuccine, agnelotti de ricota com passas e nozes, massa de lasanha e cappelletti. Os preguiçosos também podem contar um uma seleção de  molhos prontos.  Mais fácil impossível. 


Hoje comprei cappelleti. Prometo colocar a receita depois no blog. 


Roma
Rua Maranhão, 512 - Higienópolis. 
São Paulo. 

Tel: 3660 -0800



Dani

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Empório do Nono


O Empório (foto do site)


O Empório do Nono é sem dúvida meu restaurante/ barzinho favorito de Barão Geraldo, em Campinas. O estabelecimento é a cara do interior de São Paulo. Lugar ideal para encontrar os amigos e tomar uma cerveja gelada de garrafa com uma porção de petisco. Sabe aqueles lugares que dá vontade de ficar por horas jogando conversa fora, com preguiça de ir embora? Olha que eu sou um pouco chata no quesito barzinho. Porque se o ambiente não é legal, o garçom não vem nem usando megafone e no cardápio só tem batata frita já me dá bode. Alguns dias da semana, empório ainda oferece pocket shows de música (chorinho, mpb, jazz, bossa nova) o que transforma o lugar em um espaço bastante pitoresco. 



Mesa de petiscos

O Empório do Nono é um clássico, que funciona há 12 anos em Barão. Coleciona boas lembranças dos freqüentadores. Eu mesma já fui em casamento, lançamento de livro, comemoração de defesa de tese, aniversário... tudo no Nono!

A boa é que o Nono também oferece almoço executivo. Fui lá essa semana com o namorado. Meu prato é o tradicional PF, ou seja, picadinho de filé mignon com farofa, banana frita, arroz e feijão preto. Detalhe: meu prato está sem ovo frito, porque eu pedi assim. Uma delícia! 


Meu PF!

Almoço do namorado - Contra-filé com fritas

Ah outra dica é experimente o caldinho de feijão. Adoro! 
Dani

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Batatinhas com Alecrim


Batatinhas com Alecrim

Lave as batatinhas com uma esponja limpa. 
Coloque uma panela com água no forno e espere ferver. 
Insira as batatas com uma pitada de sal. 
Não deixe cozinhar por muito tempo. 
Experimente espetar uma batatinha com um garfo para saber se já estão prontas. 
Tire as batatas e corte no meio. 

Batatas na frigideira

Frite no azeite as batatas com um pequeno dente de alho picado e alecrim.
Pimenta do reino à gosto. 
Dani








quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Chocolate Chip Cookies







Sempre tive vontade de fazer Chocolate Chip Cookies em casa. Quando estive nos Usa, aproveitei para comprar um pacote de chocolate chips no supermercado. A receita é da Nestlé. Tão fácil de fazer. Incrível! A família toda devorou. Desta fez foi um teste.. como percebi que dá certo mesmo, vou inovar na próxima vez.  

Ingredientes:

2 1/4 copo americano de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 barra de manteiga sem sal de 200 grs amolecida
3/4 copo americano de açúcar cristal

3/4 copo americano de açúcar mascavo
1 colher de chá de baunilha
2 ovos
2 copos americanos do chocolate chips
Esquente o forno fraco, 175C.

Misture a farinha com o bicarbonato de sódio em uma tigela.

Em outra tigela maior misture a manteiga, os açúcares e baunilha batendo com a batedeira. Coloque os ovos, um de cada vez e continue batendo.

Acrescente aos poucos a farinha e continue batendo. No fim insira os chips e misture tudo. 

Com a ajuda de uma colher, coloque bolinhas da massa para cookies em uma bandeja. Não precisa untar a bandeja. Não se preocupe muito com a forma e lembre-se de deixar espaço entre cada cookie, porque elas crescem muito!


Deixe de 9 a 11 minutos no forno. 
Ao tirar, deixe esfriar uns minutos antes de colocar na lata.
Coma com moderação!!!!

Dani