No maior ritmo Dorival Caymmi: "ai que saudade que eu tenho da Bahia", decidi preparar aqui em Londres uma moqueca de camarão. Eu sou completamente alucinada por moqueca. Dentre os pratos brasileiros, acho que esse é o meu favorito. Não sei se é o clima de praia que a moqueca remete, de uma vida boa que eu vivo quando vou à Bahia passar férias ou se é mesmo pela riqueza de sabores que o prato oferece. Seja qual o motivo, antes de vir para Londres, fiz questão de trazer comigo uma panela de barro, azeite de dendê e leite de côco. Coisa de gente maluca. Não sei como minha mala não parou na alfândega...
Pesquisei umas receitas na Internet e acabei usando essa daqui, que teoricamente é do Yemanjá, um dos melhores restaurantes de Salvador. Fiz umas adaptações (deixei as minhas observações dentro dos colchetes) e eis o resultado!! A foto não está das melhores, pois tirei do celular rapidinho para a moqueca não esfriar!
Farofa de Dendê (essa eu fiz por conta)
Preparo: Pique o alho em pedaços pequenos. Refogue em um pouco de azeite de oliva. Depois, jogue um pouco de dendê e a farinha de mandioca. Mexa na panela até ver que a farofa está amarelinha. Adicione sal. Moqueca Ingredientes do tempero:
Modo de preparo do tempero: Bata todos os ingredientes no liqüidificador até que fique com uma consistência homogênea e cremosa. Ingredientes da moqueca:
Modo de preparo da moqueca: Coloque a panela de barro (também conhecida como agdá) no fogo. Quando já estiver bem aquecida derrame dentro dela uma concha grande de tempero. Deixe a mistura cozinhar por alguns minutos e sobre ela coloque os camarões. Em seguida, o azeite de dendê e o leite de coco podem ir para a panela. Por último, o limão. É preciso muita atenção porque depois que o camarão vai para a panela, a moqueca só pode ficar entre 4 e 6 minutos no fogo. Se passar disso, o camarão pode ficar endurecido. [Eu cortei umas rodelas de tomate e cortei ao meio para colocar na moqueca para ficar uns pedacinhos de tomate no meio e joguei um pouquinho depois do camarão.] Fonte: Abril Flá |
Nenhum comentário:
Postar um comentário