terça-feira, 31 de maio de 2011

O melhor gnocchi de Florença

Comer um prato de gnocchi perfeito em restaurante é uma tarefa quase impossível. Já escrevi aqui no blog que este é um prato típicamente familiar, feito pela nonna aos domingos. Os bons restaurantes evitam oferecê-lo porque é trabalhoso demais e incompatível com uma rotina intesa. Outros oferecem a versão congelada que não tem comparação com os gnocchi fatti in casa. Por este motivo preciso celebrar e contar aqui no blog que encontrei o melhor gnocchi de Florença. Onde? No Buca Mario!
Sei que já escrevi um post sobre esse restaurante, mesmo porque o Buca é o meu restaurante favorito na cidade. Só que ainda não tinha provado o gnocchetti di patate fatti in casa e que foi aprovado no teste com louvor.
Como a minha mãe pediu o gnocchi al pomodoro e basilico e eu o al gorgonzola, provei os dois. Deliciosos! Embora o gorgonzola seja um queijo pesado e de gosto marcante, o molho estava super suave. Claro que não é um prato light, mas é tão gostoso que compensa as calorias. Como antipasti recomendo a insalatina di carciofi, rucula e grana e de sobremesa torta di frutti di bosco.




Piazza Ottaviani, 16 r
Florença
Tel: 055214179


segunda-feira, 30 de maio de 2011

London Taste Festival

Pessoal, estava num ritmo de estudos meio insano e fiquei ausente do blog, mas agora estou preparando várias novidades para colocar para vocês! Aos poucos, prometo que retomaremos os nossos trabalhos!
Eu já tinha anunciado antes esse evento gastronômico, mas para quem esqueceu, não anotou ou não viu, aí vai: London Taste Festival! São 4 dias de festival, com comidas variadas, apresentações de chefs e tudo o mais que o seu coração foodie deseja!
E as lombrigas se preparam para se dar bem (depois de um bom tempo comendo comidas rápidas e junk food - socorro)!



Anote na agenda: de 16 a 19 de junho!


http://www.tastefestivals.com/london/

Flá

domingo, 29 de maio de 2011

Cozinha Natural Gourmet

Na correria do dia-a-dia, às vezes cometemos o erro de procurar alimentos que dão uma sensação imediata de saciedade, mas não necessariamente são os melhores para a nossa saúde. O problema é quando o que deveria ser uma exceção vira a regra. Eu confesso que diante de uma rotina caótica, me permitia a pequenas recompensas alimentares, que não necessariamente são boas escolhas, ainda mais quando consumidas em grandes quantidades. Em busca de uma vida mais light, recebi a indicação do livro de culinária "Cozinha Natural Gourmet", que contém várias receitas para alterar a dieta junk por alimentos mais saudáveis.


No livro, a chef Tatiana Cardoso divide as receitas do Restaurante Moinho de Pedra e uma pespectiva criativa de encarar a culinária natural. Embora a autora apresente uma visão bastante radical contra alimentos industrializados e uma defesa da dieta vegetariana (Ouch!), resolvi passar por cima dos preconceitos e até acabei concordando com bastante coisa. Afinal, se é possível fazer pratos naturebas (haha) gostosos, por que não? As palavras da chef Tatiana Cardoso:

"Se olharmos para o homem contemporâneo, vemos que ele é cada vez menos integral e menos equilibrado. Estamos num mundo fragmentado, com pessoas fragmentadas que se desconectaram das coisas simples da vida em todos os sentidos. O homem busca no consumo desenfreado a felicidade e o bem-estar, e, quando essa fome não é preenchida, ele se torna refém de tal armadilha, esquecendo-se de que a felicidade está nos verdadeiros sentimentos de amor e amizade. Na culinária, acontece o mesmo: os alimentos integrais nutrem nosso corpo de forma plena; já os industrializados nos impingem uma falsa noção de saciedade."


Boa indicação de leitura para uma vida mais saudável!


Cozinha Natural Gourmet

A Culinaria De Tatiana Cardoso


Fotógrafo: FIALDINI, ROMULO Editora: DBA Assunto: GASTRONOMIA


Dani


terça-feira, 24 de maio de 2011

Soy Loco por ti, Lupita

Depois de muito tempo de ausência, resolvi voltar do mar do silêncio com um post sobre um restaurante mexicano aqui em Londres, o Lupita, que foi indicado por um amigo meu, que é da terra da tequila (e de muita comida boa).
Antes de escrever esse blog, dei uma pesquisada para saber um pouco sobre a comida mexicana (fiquei bem intrigada com a riqueza dos ingredientes e modo de preparo e decidi tratar a minha ignorância com algumas informações). Vi que a comida mexicana foi considerada pela Unesco como patrimônio cultural ("intangible cultural heritage") em novembro do ano passado. Pois é, molecada, quem pensou que conhecia comida mexicana porque comeu meia dúzias de tacos com guacamole pode começar a rever os seus conceitos! A herança deixada pelos Maias e Aztecas se fundiu com a comida espanhola e ainda se somou a outras influências, o que resultou numa infinidade de ingredientes e oportunidades de sabores.
O Lupita é um restaurante de "fast food" mexicano, ou o que lá se chama de taquería. O ambiente é descontraído, mas bem aconchegante. Não é nada de Tex-Mex, como a gente ouve falar por aí, que é uma versão gringa da comida mexicana. Os pratos consistirem em tacos, quesadillas e tortas, só que tudo feito de um jeito bem tradicional e com ingredientes próprios de lá. Segundo o meu amigo, não é como comer no México (algumas coisa vêm em lata ou conserva, o que faz com que não seja tão bom), mas é um caminho bem perto do que se pode considerar comida típica.
No cardápio, uma variedade de opções, que eu confesso que precisei da ajuda dos universitários para poder escolher. Dividi com o meu amigo uma série de pratos, olhem abaixo! Uma delícia!

Os molhinhos para os tacos






sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gelato Festival

Manter a cinturinha fina para o verão, na Itália, é uma verdadeira missão impossível. Ainda mais com Gelato Festival. Isso mesmo, entre o dia 25-29 de Maio acontece o Gelato Festival, de Florença. Será possível provar sorvetes artesanais feitos com receitas de toda a peninsula itálica.




É ou não é uma perdição?

Local: Piazza Pitti e Piazza della Repubblica
Horário: 12-24 horas


terça-feira, 10 de maio de 2011

Degustação de Chocolate na Xocolatl

Que a Suíça é um paraíso para os chocolatras, todo mundo sabe. Automaticamente lembramos das deliciosas caixas de chocolate Lindt & Sprüngli e Cailler, só que essas são apenas as marcas mais famosas, já que existem muitas outras chocolaterias por lá. Em Basilea, por exemplo, tem uma loja chamada Xocolatl, onde apenas é vendido chocolates de alta qualidade, feitos com cacau de diversos lugares do mundo. Na Xocolatl também pode ser feita uma sessão de degustação dos produtos, só é preciso agendar.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Cozinha dos Sonhos

Existe coisa mais gostosa do que planejar a decoração da nossa casa? Para os mais fanáticos pela culinária, a cozinha é o espaço mais importante. Afinal é lá onde pretendem passar boa parte do tempo. Claro que nem sempre a realidade pode cumprir com as expectativas, mas sempre podemos incorporar idéias para transformar a casa real. No site Elle Decor, encontrei uma série de cozinhas fantásticas para se inspirar.











Mesmo porque, não custa nada sonhar...

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz dia das mães!


Um agradecimento àquelas que nos inspiram todos os dias.

Feliz dia das mães!

sábado, 7 de maio de 2011

Notte Blu

Enquanto o verão não chega são organizados diversos eventos culturais nas cidades européias. No final de semana passada aconteceu a Notte Bianca, aqui em Florença, e hoje será a vez da Notte Blu.


A idéia da Notte Blu, é inspirada na proposta de Robert Schuman, que em 9 de maio de 1950, sugeriu a criação de uma Europa organizada e pacífica acima da tradicional idéia de estado nação. Por isso, a "Declaração de Schuman", é considerada como o primeiro ato para o nascimento da União Européia. La Notte Blu, é uma noite dedicada a celebração desses ideais, assim como um ato de integração diante da diversidade cultural européia. Diversos restaurantes participam do evento com menus especiais (a lista pode ser conferida aqui).

Para participar é só entrar no site e imprimir o seu passaporte.