Desde que cheguei na cidade, o ristorante Buca Mario me chamou a atenção. Trata-se de um dos restaurantes mais antigos de Florença, aberto em 1886. O restaurante foi idealizado por Mario Corsini, com a proposta de apenas servir pappa al pomodoro e ribollita na cantina do palazzo Niccolini.
No Brasil, estamos acostumados com a idéia de comer em "cantinas italianas", só que na Itália essa idéia não tem nada de comum. O termo "cantina", na Itália, é usado para nomear o lugar onde se guarda vinhos, isto é, uma adega. Como os vinhos devem ficar protegidos do calor e a invenção da adega climatizada é coisa recente, geralmente se escolhia o porão para o estoque de vinhos, salames, entre outros condimentos.
Os imigrantes italianos no Brasil muitas vezes aproveitavam-se da cantina para servir pratos típicos da culinária do seu país e com isso encrementar o orçamento. A idéia deu tão certo que hoje o termo "cantina" para os brasileiros é sinônimo de restaurante. Todavia, aqui o termo não tem o mesmo significado. Sendo assim, se pedir a indicação de uma "cantina" para um italiano, provavelmente ele não vai entender a pergunta.
Isso não quer dizer que na Itália não existam restaurantes na cantina, mas só não é um fenômeno comum, mesmo porque a cantina não é um lugar considerado sofisticado.
Talvez aí o sucesso do Buca (buraco) do Mario, que servia tradicionais pratos da cucina povera toscana, no coração de Florença. O lugar ficou famoso e ganhou respeito dos maiores experts do assunto. Hoje o espaço permanece quase inalterado e consagrado como um dos mais antigos e tradicionais restaurantes da vera cucina toscana. Tão bom que já é um clássico na vida dos fiorentinos e como indicado do guia Michelin.
| Uma das salas do restaurante Buca Mario |
A primeira vez que fui lá foi com a Flávia. Eu pedi o risotto ai funghi porcini e a Flá optou pelo bocconcini di vitella al vino bianco con puré. Definitivamente este foi o melhor risotto ai funghi porcini que já comi na Toscana, ou melhor na vida! Cremoso, mas com estrutura e sem miséria no funghi. Óbvio que não pude deixar de provar a vitella da Flá, que estava se desfazendo na boca.
| Risotto ai funghi porcini |
| Bocconcini di vitella al vino bianco con puré |
A adega do restaurante Buca Mario, conta com uma excelente seleção de vinhos. Nós optamos por um vinho tinto Morellino di Scansano (2009), produzido com uvas sangiovese. O atendimento foi impecável. Quando mencionamos que não sabíamos se queríamos pedir tiramisù ou a torta de frutas vermelhas, o garçom resolveu o problema trazendo uma meia porção de cada tipo para nós.
Só que as porções ainda assim eram grandes, só não vou dizer satisfatórias porque poderia comer travessas inteiras dos doces.
| Meu sonho de consumo! |
Tudo estava maravilhoso!
O único problema da noite foi um outro garçom, que não estava nos servindo, paquerou a Flávia descaradamente a noite inteira. A situação chegou em tal condição que a gerente do restaurante nos presenteou com dois aventais da casa. Hahaha! Preciso levar a Flávia em mais restaurantes...
Imperdível!
Dani
Dani
Piazza Ottaviani, 16 r
Tel: 055214179
Aberto todas as noites, no sábado e domingo tambem no almoço
Dani,
ResponderExcluirA grande diferença entre a comida italiana comida na Itália são os ingredientes. É por isso que vivemos tentando chegar a um molho de tomate digno de palmas e nunca conseguimos. O tomate, simplesmente é outra fruta.
Concordo com o funghi. Uma coisa deliciosa, assim como o molho al pesto daí. Enfim, poderia passar horas declarando meu amor a gastronomia mediterrânea, principalmente Italiana.
Se der, leia "Trattoria vs Bistro".
Em Firenze, não deixe de conhecer também o "Osteria del Cinghiale Bianco". Tudo é bom.
Beijos e parabéns pelo blog.
Oi Ana,
ResponderExcluirconcordo completamente! O tomate, a batata, entre outros ingredientes são completamente diferentes. Por isso sofremos para fazer no Brasil um gnocchi com gosto de batata e no molho. Já anotei a dica e pode deixar que não escapa. rs!