sexta-feira, 8 de abril de 2011

Buca Mario

Desde que cheguei na cidade, o ristorante Buca Mario me chamou a atenção. Trata-se de um dos restaurantes mais antigos de Florença, aberto em 1886. O restaurante foi idealizado por Mario Corsini, com a proposta de apenas servir pappa al pomodoro e ribollita na cantina do palazzo Niccolini.
No Brasil, estamos acostumados com a idéia de comer em "cantinas italianas", só que na Itália essa idéia não tem nada de comum. O termo "cantina", na Itália, é usado para nomear o lugar onde se guarda vinhos, isto é, uma adega. Como os vinhos devem ficar protegidos do calor e a invenção da adega climatizada é coisa recente, geralmente se escolhia o porão para o estoque de vinhos, salames, entre outros condimentos.
Os imigrantes italianos no Brasil muitas vezes aproveitavam-se da cantina para servir pratos típicos da culinária do seu país e com isso encrementar o orçamento. A idéia deu tão certo que hoje o termo "cantina" para os brasileiros é sinônimo de restaurante. Todavia, aqui o termo não tem o mesmo significado. Sendo assim, se pedir a indicação de uma "cantina" para um italiano, provavelmente ele não vai entender a pergunta.
Isso não quer dizer que na Itália não existam restaurantes na cantina, mas só não é um fenômeno comum, mesmo porque a cantina não é um lugar considerado sofisticado.
Talvez aí o sucesso do Buca (buraco) do Mario, que servia tradicionais pratos da cucina povera toscana, no coração de Florença. O lugar ficou famoso e ganhou respeito dos maiores experts do assunto. Hoje o espaço permanece quase inalterado e consagrado como um dos mais antigos e tradicionais restaurantes da vera cucina toscana. Tão bom que já é um clássico na vida dos fiorentinos e como indicado do guia Michelin.

Uma das salas do restaurante Buca Mario
A primeira vez que fui lá foi com a Flávia. Eu pedi o risotto ai funghi porcini e a Flá optou pelo bocconcini di vitella al vino bianco con puré. Definitivamente este foi o melhor risotto ai funghi porcini que já comi na Toscana, ou melhor na vida! Cremoso, mas com estrutura e sem miséria no funghi. Óbvio que não pude deixar de provar a vitella da Flá, que estava se desfazendo na boca.

Risotto ai funghi porcini

Bocconcini di vitella al vino bianco con puré

A adega do restaurante Buca Mario, conta com uma excelente seleção de vinhos. Nós optamos por um vinho tinto Morellino di Scansano (2009), produzido com uvas sangiovese. O atendimento foi impecável. Quando mencionamos que não sabíamos se queríamos pedir tiramisù ou a torta de frutas vermelhas, o garçom resolveu o problema trazendo uma meia porção de cada tipo para nós.


Só que as porções ainda assim eram grandes, só não vou dizer satisfatórias porque poderia comer travessas inteiras dos doces.

Meu sonho de consumo!

Tudo estava maravilhoso!
O único problema da noite foi um outro garçom, que não estava nos servindo, paquerou a Flávia descaradamente a noite inteira. A situação chegou em tal condição que a gerente do restaurante nos presenteou com dois aventais da casa. Hahaha! Preciso levar a Flávia em mais restaurantes...

Imperdível!


Dani

Piazza Ottaviani, 16 r
Tel: 055214179
Aberto todas as noites, no sábado e domingo tambem no almoço

2 comentários:

  1. Dani,
    A grande diferença entre a comida italiana comida na Itália são os ingredientes. É por isso que vivemos tentando chegar a um molho de tomate digno de palmas e nunca conseguimos. O tomate, simplesmente é outra fruta.
    Concordo com o funghi. Uma coisa deliciosa, assim como o molho al pesto daí. Enfim, poderia passar horas declarando meu amor a gastronomia mediterrânea, principalmente Italiana.
    Se der, leia "Trattoria vs Bistro".

    Em Firenze, não deixe de conhecer também o "Osteria del Cinghiale Bianco". Tudo é bom.

    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    concordo completamente! O tomate, a batata, entre outros ingredientes são completamente diferentes. Por isso sofremos para fazer no Brasil um gnocchi com gosto de batata e no molho. Já anotei a dica e pode deixar que não escapa. rs!

    ResponderExcluir