quinta-feira, 28 de abril de 2011

Duas lojas para equipar a sua cozinha, em Florença

O sonho de todo cozinheiro é ter uma infinidade de gadgets de todos os tipos. Aqui em Florença, existem várias lojas deste tipo. No entanto, resolvi escrever um post sobre duas lojas de departamento que ficam no centro da cidade. Portanto, o acesso a elas é fácil, mesmo para o turista que vai passar pouco tempo na cidade. As escolhidas são La Rinascente e a Coin.

La Rinascente foi fundada no ano de 1865, em Milão, pelos irmãos Bocconi com o nome de Aux Villes d'Italie. O modelo era a famosa loja de departamento parisiense Le Bon Marché, que, em 1838, lançou a proposta de loja completa. A inspiração surgiu das famosas galerias que modificaram a arquitetura e os hábitos da população das metrópoles no século XIX. Um lugar onde o comprador pode perder a noção do tempo, caminhar de seção por seção, adquirindo produtos e relizando delírios de consumo. A loja passou por tempos de crise durante a Grande Guerra e, em 1917, contratou o famoso poeta Gabriele D'Annunzio para renomear a loja. O nome escolhido foi "La Rinascente", que não apenas marca o renascimento da loja, mas também tem significado político. D'Annunzio desenhava um projeto utópico para a Itália pós-guerra. A Itália deveria transformar-se em uma grande potência e fazer renascer o seu passado de glória com um caráter moderno. La Rinascente com o passar dos anos foi vendida para grandes corporações, conquistou Roma, Florença, Catania, Calgari, Genova, Palermo, Genova, Padova, Monza e Torino e se afirmou como uma das marcas mais importantes da Itália. Vamos ao que interessa? Em Florença, o departamento para casa fica no 3 andar. Tirei algumas fotos para vocês terem uma idéia do que dá para achar lá.



Forma de silicone para bolinhos


Espátulas que não estragam a frigideira




Colheres tortas!





Veja que tirando as máquinas de café expresso, não existem muitos eletrônicos à venda. Malgrado este detalhe, lá é possível encontrar objetos de decoração para a mesa e cozinha, assim como talheres, pratos, copos, travessas e toda a parafernalha que os cozinheiros adoram.

A outra loja é bem mais modesta. A Coin é uma loja de departamento que fica na Rua Calzaiuoli, região central de Florença. Que eu saiba, não tem nem o prestígio, nem a pompa da La Rinascente. Todavia, está ali, no coração da cidade, e cheia de gadgets de enlouquecer.

Decoração de páscoa
Tudo para a mesa

Cestas para pique-nique


La Rinascente
Piazza della Repubblica, Florença

Coin
Via Calzaiuoli, 56, Florença

Nenhum comentário:

Postar um comentário