domingo, 24 de abril de 2011

Em Londres, uma janela para o Oriente

Fui convidada por um amigo a almoçar em um restaurante coreano chamado Asadal aqui em Londres, que fica perto do metrô Holborn. O meu amigo conheceu o lugar quando um outro amigo coreano o levou para experimentar os pratos de sua terra natal. Indicação de restaurante por um nativo, vocês já sabem: lá vou eu checar (para quem não leu, recentemente, eu escrevi o post sobre um restaurante japonês)!!

Devo confessar a minha completa ignorância sobre o a comida coreana: foi a primeira vez que eu fui em um restaurante que servia apenas comida coreana. Para quem não conhece, já adianto que está perdendo a oportunidade de comer bem. A comida lembra bastante a comida chinesa e a japonesa, pois é também baseada em arroz, tofu, legumes e verduras e carnes. Os chopsticks são de metal ao invés de madeira e vêm acompanhado de uma colher de metal, os quais juntos são chamados de sujeo. A comida coreana tradicional também é diferenciada pelo grande número de acompanhamentos (banchan) ao prato principal. As mesas do Asadal todas têm uma espécie de boca de fogão, que é usada para fazer o Korean Barbecue. Eu não tive a chance de provar, mas já tenho um motivo para voltar lá e conferir "o que é que o coreano tem"!



Pa Jeon
Comecei a refeição bem no espírito da cultura logo pedindo um chá de ginseng. Foi ótimo, pois estava precisando mesmo de energia para enfrentar um dia de estudos. De entrada, pedimos um "Pa Jeon", que é uma panqueca de frutos do mar com cebolinha: extremamente saboroso. O acompanhamento dele é um molhinho, que eu creio que seja à base de shoyo para você "chuchar" o "Pa Jeon"... Nada como se sentir pajeada ao comer um "Pa Jeon"...


Yuk Hei Bibimbab



Yuk Hei Bibimbab
Ai ai, já estava animada com a entrada quando logo chegou o prato principal: o "Yuk Hei Bibimbab". O prato vem numa cumbuca de pedra que vem fumegando. No fundo, vem arroz e em cima vem legumes, carne e um ovo frito. Antes de comer, você deve misturar tudo com a colher, quebrando o ovo frito no meio dos outros ingredientes. Separado, vem um molho levemente picante para ser misturado ao prato. Adoro esses pratos interativos que você tem que fazer algum tipo de ritual antes de comer. Um dos acompanhamentos que vem com o prato é o típico "Kimchi", que é um fermentado de legumes com molho. O prato também é acompanhado por uma série de legumes e missô. Eu me senti orgulhosa de estar comendo saudável, mas não foi nenhum sacrifício: estava tudo delicioso! Acabei não comendo a sobremesa, mas meu olho cresceu para cima de um sorvete com lichia que estava lá. Está dada a dica!!

Site oficial:
http://www.asadal.co.uk/



Um agradecimento ao Miguel pelo convite. Un abrazo!!


Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário