sexta-feira, 22 de abril de 2011

STUCKI - Filosofia do Aroma

Como vocês já devem saber devido ao post de ontém, estou na Suíça para as comemorações do aniversário de 60 anos da minha tia e da páscoa. Minha tia não queria uma festa de aniversário e meu tio organizou uma open house. Depois de uma tarde muito difícil bebendo Veuve Clicquot e petiscando (rs!), fomos jantar no melhor restaurante de Basiléia: o STUCKI.



A primeira vez que fui neste restaurante, tinha 18 anos, o chef de cozinha era Grand Seigneur Hans Stucki, bastante renomado e estrelado pelo Guia Michelin. Era o final das perfeitas férias de verão pela Europa com a Fernanda. O motivo do jantar também era bastante especial: a celebração do aniversário de casamento dos meus tios. Por isso, pedimos o menu do chef, isto é, vários courses, preparados especialmente para nós. Guardo na memória a emoção e a surpresa de cada prato e descoberta de novos sabores, antes completamente estranhos ao paladar.
Infelizmente, o chef Grand Seigneur Hans Stucki faleceu em 2008 e o restaurante passou por uma reestruturação. Para substituir o antigo chef, a escolhida foi a igualmente estrelada chef Tanja Grandits.
Pode-se dizer que a escolha não poderia ter sido mais acertada. A chef Tanja Grandits trouxe novos ares para o restaurante, conservando o padrão de excelência original. Sua culinária baseia-se em uma filosofia do aroma, isto é, a perfeita hamornia entre sabores e texturas contrastantes.
Como amuse bouche, recebemos um delicioso falafel no espeto, mergulhado em três diferentes cremes. A textura crocante do falafel se mistura com a suavidade de um creme de iogurte misturado com ervas, um creme gelado de limão (que lembra um pouco um sorbet) e um outro com leve gosto de raiz forte. Misturas de sabores bastante inusitados de inspiração gastronômica heterogênea, que funcionam. Em uma palavra: Divino!


Quando terminei, percebi que o pequeno pratinho tratava-se de uma tampa para um outro, que guardava um delicioso ceviche, com pepino, ervas e creme à base de limão. Outra característica da gastronomia da chef Tanja Grandits é a capacidade de surpreender.

Como entrada, pedi uma pequena sopa de Lagosta com curry. De novo, uma surpresinha da chef. Em cima do pratinho de sopa, um lagostin crocante com purê de abóbora. O contraste das cores no prato e a hamornia das texturas leva a uma combinação de sabores muito leve e suave, complemente diferente do que se poderia imaginar.

Minha tia me sugeriu pedir o entrecôte com pimenta, purê de salsa e maça verde e presto de pepino como prato principal. A carne estava bem vermelha, mas não escorreu nenhuma gota de sangue no momento do corte. Sem gordura, super saborosa, suave e macia.

A próxima foto é da sobremesa que minha tia escolheu. Um mouse de chocolate, sorbet de chocolate com caldo de limão e menta. Linda combinação de cores.

Eu pedi a strawberry desert: hibiscus e sorvete de morango, mousse de amêndoas e merengue de quinoa. Uma combinação interessante do açúcar com o azedo.

Na hora do café, chegou mais uma comprida bandeja com pequenos docinhos para adoçar a boca.
Esse é um deles: um pequeno mousse de pêssego.


No final da refeição, a chef foi na nossa mesa saber se tínhamos apreciado a refeição e o meu tio respondeu: "Toda vez o restaurante consegue superar as nossas expectativas".

Restaurante Stucki
Local: Bruderholzallee, 42
4059, Basel - Suiça


Agradeço ao meu tio o convite à alta gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário