sábado, 8 de outubro de 2011

Na Escócia, faça como os escoceses...

Em minha viagem à Escócia, logo que pisei os pés em Edimburgo fui logo perguntando para a guia da viagem onde poderia comer comida típica escocesa. Ela me respondeu que os pubs são o lugar certo para comer a comida típica deles (o que, aliás, funciona também para a Inglaterra). A comida em geral não é leve. Afinal, o país fica tão ao norte, que está bem perto da Escandinávia. Não dá para esperar comer uma saladinha leve e resolver o seu problema. Espere um prato mais consistente e calórico, para manter o seu corpo aquecido no frio que faz. Dizem que o seu corpo gasta mais energia no inverno para se manter aquecido. Portanto, aprecie os pratos sem peso na consciência.

A minha primeira refeição lá foi num pub pertinho do castelo de Edimburgo chamado The Castle Arms. Ouvimos falar em uma linguiça que era típica de lá, mas não sabíamos direito o que era, nem havíamos entendido o nome ao certo. Então, um dos pratos que pedimos foi esse de linguiça com legumes, purê e gravy (molho). 



Perguntei para a garçonete o que era bem típico escocês. Ela me indicou esse outro prato: haggis, neeps and tatties. Para qualquer pessoa que fala inglês, mas que não conhece as comidas da Escócia, essas três palavras não querem dizer absolutamente nada! Vi que o tal haggis, neeps and tatties acompanhava um molho de whisky au pouvre. Pareceu uma boa ideia e lá fui eu me aventurar no prato. Eu preferia não saber o que era até provar, sentir o gosto e poder dar a minha opinião isenta de qualquer informação adicional. 

O prato chegou, estava com uma cara ótima e era realmente gostoso: tinha um espécie de carne moída, que sem dúvida não era de porco, frango ou boi, um purê de batatas e um outro tubérculo. Não importa o que era: estava uma delícia!! Descobri mais tarde que a tal da linguiça escocesa típica era o haggis e que o tubérculo era o nabo amarelo. 

Agora, vou contar para vocês o que era o tal do haggis, mas nada de torcer o nariz: é uma espécie de linguiça com os miúdos do carneiro (coração, rim e pulmões) moído com cebola, aveia, especiarias e outros temperos. Originalmente, o haggis era cozido dentro do estômago do carneiro por umas três horas. Hoje em dia, o haggis fica dentro de uma pele parecida com a de uma linguiça para passar pelo processo de cozimento. A origem exata do prato parece ser controversa, mas considerando que há mais ovelhas do que habitantes na Escócia, não é uma surpresa que o prato seja tão disseminado por lá. Por muito tempo, o haggis serviu para alimentar a população mais pobre, por conter partes das ovelhas que eram "menos bobres". O prato é tão importante para eles que o poeta escocês Robert Burns  escreveu o poema Address to a Haggis. Agora que você sabe o que é o haggis, não deixe de prová-lo!!





Uma outra descoberta maravilhosa que eu fiz foi o caramel sticky pudding. Não é tão exótico quando comparado ao haggis, mas é uma das maravilhas daquela terra. É um bolo de caramelo que vem com uma calda de caramelo e um toffee de caramelo derretido por cima. Simplesmente uma delícia! Uma dose de glicose para durar uns cinco dias, mas muito, muito gostoso. Eu já comi aqui em Londres, mas não estava nem perto desse daqui. 


Um agradecimento especial à minha mãe, que fez o convite da viagem e me proporcionou a maravilhosa experiência de provar o haggis.

Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário