domingo, 16 de outubro de 2011

Indiana Jones e o Templo da Perdição?

Eu estava decidida a superar o Indiana Jones no quesito gastronomia exótica. Uma amiga minha falou de um restaurante  onde ela comeu carne de crocodilo.  E lá fomos nós duas ao Archipelago, restaurante de comida exótica aqui em Londres. Os pratos não são de nenhum lugar específico no mundo, mas sofrem influência de diversos lugares, principalmente do oriente. A decoração também é oriental e bem interessante.

O menu degustação: um pouco de tudo!
O restaurante oferece carnes de todos os tipos: canguru, crocodilo, gnu, avestruz, etc. Até aí, meus leitores queridos, tudo bem. Agora o que realmente parece coisa dos filmes do Indiana Jones é o fato de escorpiões, abelhas, gafanhotos e grilos estarem no cardápio. Só fico imaginando o trabalho que daria para abrir um restaurante desses no Brasil e tentar explicar para a vigilância santiária que "não tem problema", eles todos fazem parte do cardápio! A minha avó iria me dizer que nem se pagassem para ela todo o dinheiro do mundo ela não colocaria "esses bichos" na boca. Eu concordo que a ideia de provar algo tão desconhecido pode não ser um chamariz ao apetite, mas a minha curiosidade falou mais alto! E não me arrependo: a comida estava ótima e eu me senti uma pessoa do mundo, provando de tudo o que se vê e se come por aí afora! 

Se aventuras como essa não são a sua praia, o Archipelago não é o seu destino... Agora, se você quiser provar o exótico com a certeza de que a comida é bem preparada, pegue seu chicote e seu chapéu e não deixe de visitar o restaurante! 


Nós fomos num dia no horário de almoço e pedimos o menu degustação, que inclui salada, carnes e acompanhamento por apenas quinze libras. A salada (por 3 libras por pessoa a mais) vem com grilos e gafanhotos. Comi sem pensar muito o que eram e a crocância e o temperinho me fizeram ver que quem vê cara não vê coração!



Salada com grilos e gafanhotos
Os pratos em sí não eram tão estranhos quanto a entrada, mas agradam bem o paladar para quem quer curtir o exótico sem se aventurar muito: carne de crocodilo, carne de canguru, carne de gnu, arroz com côco, macarrão japonês e baclava de queijo.


Carne de canguru

Arroz com côco

Estrogonofe de gnu

carne de crocodilo

Massa japonesa com manga verde

Baclava com queijo manouri, pignoli e manjericão
A sobremesa também não decepciona, muito pelo contrário! Pedimos duas opções. Uma delas é o brûlée de água de rosas com limão e lima. Vem com uma abelhinha de brinde, mas se não gostar, jogue-a de lado, pois a sobremesa vale muito a pena! A outra opção é o "colombian fix": como dito no cardápio, uma terapia para os chocólatras: bolinho de chocolate com sorvete e calda de chocolate! Hum.... (mas o brûllée encantou mais)

Brulée de calda de rosas com lima e limão

Terapia de chocolate!!!

Um agradecimento à minha amiga Jú, que lembrou de mim a primeira vez que foi e voltou comigo para eu saciar a minha vontade de Indiana Jones...


Flá

2 comentários: