sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Eu voltei!!! E com dica de Manaus....

Gente, em primeiro lugar, quero pedir desculpas pela minha loooonga ausência. Os últimos 7 meses foram confusos, de trabalho novo com muitas mudanças...e para uma boa virginiana, qualquer mudança na rotina é um verdadeiro vendaval na vida....mas agora espero conseguir conciliar tudo e escrever novas dicas para vocês!!! Neste meio tempo, aproveitei uma viagem de trabalho do namorado e fui com ele conhecer Manaus. Pensamos que seria uma (rara) oportunidade para conhecer uma cidade tão distante, coisa que para mim era coisa de livro de geografia. A viagem foi incrível. Muita natureza, bichos, paisagens bonitas e cultura! Me surpreendi! Fora toda esta parte, ainda pudemos aproveitar a comida local e experimentar vários peixes muito saborosos, como tambaqui e tucunaré. Eu particularmente gostei mais do tambaqui. Para ser mais específica, da costelinha de tambaqui, que tem um gosto incrível! É de comer com as mãos e ainda lamber os dedos!!! Qualquer restaurante que você vai, encontra estes peixes, que são bem famosos na região. Como não conhecíamos a cidade, fomos com algumas dicas na manga. Uma delas era de um tal restaurante de esquina, bem simples, zero luxo mas que renderia satisfação garantida. E fomos lá conferir o lugar - o famoso Canto da Peixada.


Chegamos lá e pudemos concluir que o briefing era certo: um restaurante simples, de cadeiras e mesas de plástico, que fica em uma esquina pouco movimentada de Manaus. Tem uma área interna e uma área externa, que invade a calçada. Tem que ir sem frescuras! Com o calor que fazia, optamos ficar do lado de fora para ver se tinha alguma brisa (claro que não tinha). Como fomos em um dos primeiros dias, optamos pela costela de tambaqui, que foi muito bem recomendada. Na verdade, acho que é uma das especialidades deles. O diferencial: é assada no carvão. Você pode escolher o acompanhamento. Como estava muito quente, escolhemos uma salada de tomate e purê de batatas. Cerveja gelada era necessária para acompanhar a comida. A costela de tambaqui vem num espeto e dá para duas pessoas.

A costelinha de tambaqui

Delícia!!!! Apesar de assado, o peixe é bem molhadinho por dentro e a casquinha de fora tem um "quê" a mais por ser assada no  carvão. 100% aprovado! Não comi mais porque o calor simplesmente não deixa....que leseira!!! O purê era mais ou menos, mas como ele era apenas coadjuvante, não demos bola. O serviço era atencioso e o garçom fez questão de nos mostrar um tucunaré gigante que estava no freezer! Jesuís!  Então, se por um acaso, você "tropeçar" em Manaus, recomendo a visita.

O "slogan" do restaurante
Ah! E se você não tiver a oportunidade de ir para lá, recomendo que você experimente a costelinha de tambaqui aqui mesmo em Sâo Paulo. Pode ser até em sua casa, olha que maravilha??!!! A Nativ, empresa de pescados amazônicos, oferece uma linha premium de peixes de lá, incluisve a tal costela de tambaqui. Os peixes vêm congelados e você pode fazê-los no forno. Eu ainda não experimentei, mas minha mãe falou que são deliciosos. Você encontra em vários supermercados! (Olha a propaganda espontânea!)

A versão perto de casa

Canto da Peixada - Rua Emílio Moreira, 1677 - Praça 14 de Janeiro, Manaus - AM
Tel: 92 3234-3021

Nenhum comentário:

Postar um comentário