quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O "Mar Português" e suas descobertas

Nós brasileiros temos muito ainda o que descobrir da nossa terra mãe. Chegou a nossa hora de desbravar os mares portugueses em busca de descobertas! O mar de Portugal, tão aclamado na poesia de Fernando Pessoa, é rico em seus frutos e traz várias opções boas para os bons de garfo. Além do famoso bacalhau, as sardinhas e os frutos do mar também são pratos obrigatórios para comer quando se visita a terrinha. Em Portugal, eles chamam de mariscos não apenas os mexilhões, mas os frutos do mar que têm concha, como as almejas e os perceves. 
As almejas são normalmente feitas na manteiga temperada com alho e salsinha. Simples, mas delicioso!
Almejas
Eu nunca tinha comido perceves e, apesar da aparência um pouco estranha, adorei. O gosto é mais ou menos parecido com o de polvo. Você tem que tirar a pelinha de fora (pretinha) rosqueando levemente a "patinha" dele antes de comer. Aí, é só puxar com a boca e desgrudar da parte que parece uma unha de dinossauro. Parece estranho, eu sei, mas não se intimide com a aparência do bicho e aprecie o seu gosto! Eu deveria ter feito um tutorial de como apreciar o danado! Vai ficar para a próxima visita a Portugual. 

Perceves

Mar Português - Fernando Pessoa

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.



Comi esses mariscos no restaurante Marisqueira de Algés. O ambiente é simples, mas a comida é boa e o cardápio é repleto dos tais mariscos. Ainda que no seu passeio você não passe por esse restaurante, não deixe de provar as almejas e os perceves quando for a Portugal. O restaurante fica no caminho de Lisboa para Cascais.


https://www.facebook.com/group.php?gid=101853776546041&v=wall


Mais um agradecimento à minha amiga Filipa, que me apresentou os mariscos portugueses.

Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário