domingo, 6 de novembro de 2011

Cafe Central, Viena

Um agrado aos olhos e ao paladar
As maiores tentações gastronômicas que experimentamos na Áustria foram os doces - oferecidos nas confeitarias e cafés. Se você é formiga, vai querer aproveitar cada esquina de cada cidade para pegar um docinho pelo caminho e se deliciar. E vale a pena (e cada caloria ganha)!

Retratos de Francisco José e Sissi
Um dos lugares mais tradicionais em Viena é o Café Central. Foi aberto em 1876 (apesar de ter ficado fechado por um bom período) e foi palco de encontros de nomes importantes da arte, literatura e política, como Sigmund Freud e Trotsky. A decoração é linda, digna dos tempos áureos da Áustria. O atendimento parece ser típico dos lugares mais tradicionais (garçons bem vestidos, serviço adequado, mas não muito amáveis).

Decidimos ir lá para tomar café da manhã. Quando cheguei e vi a vitrine de doces, fiquei em absoluto êxtase. Não sabia qual doce escolher, fiquei andando de um lado para o outro, preocupada em escolher o doce certo. Talvez o nível e glicose para a primeira refeição seja um pouco alto... Por isso, recomendo mais um café no fim da tarde, para dar aquela descansada depois de um dia de turismo intensivo.

Para começar, pedi um iogurte com granola (alguma coisa leve antes do doce)... Precisava aliviar a consciência com algo mais saudável para começar o dia. Estava bem gostoso, bem cremoso...


Iogurte com granola
A Dani pediu uma torta com framboesas (pão de ló de chocolate, creme e cobertura de framboesa). A imagem fala por sí...


torta tricolor
Uma boa pedida nos cafés austríacos é a torta mil folhas. Eu não sei o que eles fazem com o creme que fica leve e com um gostinho de baunilha na medida e a massa fica crocante e leve.. 

Mil folhas
Agora para os chocólatras: torta de trufa. Uma delícia... 



E, para quando eu voltar lá, essa daqui é a que eu quero provar...




Se você estiver de passagem e não puder comer tudo de uma vez só, eles têm chocolates para levar. Eu comi um deles e achei ótimo...


Trufas
Flá


http://www.palaisevents.at/en/cafecentral.html

2 comentários: