sábado, 26 de novembro de 2011

Aula de Apfelstrudel na Áustria


Em um dos passeios que fizemos na Áustria, fomos no palácio Schönbrunn, pertinho de Viena. O passeio em sí já é um passeio turísico importante para se conhecer melhor o que foi o Império Austro-Húngaro. Existem várias opções de tickets que se pode escolher para visitar o palácio. Nós escolhemos um que dava direito a uma aula de apfelstrudel. Imaginamos que ia ser uma coisa para turista ver e que talvez não valesse a pena. Devo admitir que é um pouco turístico sim, mas valeu para experimentar um pedacinho do apfelstrudel, ver como ele é feito e sentir aquele cheiro maravilhoso do forno assando a iguaria. De quebra, eu ainda virei "ajudante da cozinheira" graças a um pitaco que eu dei de como colocar o apfelstrudel ainda não cozido na assadeira. Eu parecia uma criança ajudando a tia na escola: toda feliz em fazer "arte". 
Para os queridos leitores do UG (Utopias Gastronômicas), aqui vai a receita diretamente da Áustria:

Ingredientes:
Strudel
250 gramas de farinha de trigo tipo 700
2 g de sal
1 ovo
100 g de água morna
20 g de óleo


Recheio
100 g de farinha de rosca
50 g de manteiga
140 g de açúcar
10 g de canela
170 g de uvas passas
10 g de suco de limão
1 kg de maçã verde descascadas e fatiadas
uma dose de rum






Preparo - StrudelMisture todos os ingredientes até virarem uma massa macia e amasse até que a massa descole da mesa e das suas mãos.Faça uma bola com a massa e mergulhe-a no óleo por 30 minutos. Coloque a massa em um pano de prato coberto de farinha e passe o rolo nela até ficar em um formato retangular. Estenda a massa com a parte de trás das mãos até ficar be fina (olhe a foto abaixo).



Começando a abrir a massa

A massa tem que ficar tão fina a ponto de ser transparente
Recheio:
Aqueça a manteiga em uma panela, adicione a farinha de rosca até dourar. Misture o açúcar com a canela. Misture todos os demais ingredientes com a mistura da manteiga com a farinha de rosca, o açúcar e a canela. Monte em cima da massa como na figura abaixo. Corte o excesso de massa dos lados e enrole o strudel com um pano de prato. Coloque o strudel em uma assadeira untada com manteiga e cozinhe no forno a 190 graus até dourar. Coloque um pouco de manteiga assim que o strudel sair do forno. Eles não dizem na receita, mas pincelar o strudel com ovo para dourar a massa antes de ir ao forno é uma boa ideia...

Montando o recheio antes de fechar a massa

Enrolando o strudel com cuidado, com o auxílio do pano

Transportando o strudel com cuidado para a assadeira

Pincelando a massa

Pronto para levar ao forno
Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário