terça-feira, 22 de novembro de 2011

Receita Especial: Risoto de Ossobuco com Agrião

Sábado fui na casa de um grande amigo meu para conhecer o novo (e lindíssimo) apartamento dele. Para "celebrarmos" o momento, ele fez um almoço delícia - risoto de ossobuco e agrião. Acompanhei o preparo do risoto e gostei tanto do resultado que não pude deixar de fazer um post da receita aqui no blog. Uma idéia diferente dos risotos tradicionais que costumamos comer. Acompanhado de um bom vinho tinto, achei o prato ideal para dias de frio! O ossobuco estava divino, realmente desmanchando na boca, já que estava sendo preparado há mais de um dia! Aí vai a receita!


Risoto by André. Crédito das fotos: Ju Muller

Risoto de Ossobuco e Agriâo (4 pessoas)

Ingredientes

1kg de Ossobuco
500ml vinho branco seco (aproximadamente)
Pimenta do reino
Sal
Alho
Arroz arbóreo
Manteiga com sal
4 tomates grandes
2 cebolas roxas
Azeite
Caldo de legumes ou Carne
Agrião
Queijo parmesão ralado
Óleo de soja

Preparo do ossobuco

- Após limpar o ossobuco, junte numa tigela com 250ml a 300ml de vinho branco, pimenta do reino e sal a gosto . Deixe marinar por uma noite.
- Numa panela de pressão média ou grande, despeje um fio de óleo e quando estiver bem quente use para selar o ossobuco (deixe ele ficar frito e dourado pelo lado de fora). Reserve o marinado.
- Corte os tomates e a cebola em pedaços médios/pequenos e junte-os ao caldo da marinada com um cubo de caldo de legumes ou carne.
- Quando o ossobuco estiver dourado, junte os tomates, cebolas e caldos, acrescente água e coloque na pressão.
- Deixe cozinhar por 20 a 30 minutos – até a carne amolecer e desfiar com facilidade
- Não deixe o caldo do cozido secar, pois será usado para regar o risoto.
- Após o preparo do ossobuco, inicie o preparo do risoto.

Preparo do risoto

- Numa panela grande coloque 2 a 3 dentes de alho picados ou amassados para fritar no olho, antes de começar a dourar junte o arroz arbóreo (250 a 300g) frite um pouco o arroz e despeje o resto do vinho (200ml a 250ml). Deixar no fogo até o arroz puxar todo o vinho... quando estiver quase seco comece a regar o arroz com o caldo do ossobuco... se o caldo não for suficiente para o tempo e preparo use água pura.
- Na última concha de água acrescente o agrião. Deixa cozinhar por mais alguns minutos ( 5 a 7 min)
- Desligue o fogo, acrescente 200g de manteiga e o queijo ralado.
- Deixe a paneja tampada por 2 a 3 minutos e sirva!

Obrigada Dé pelo convite! Estava maravilhoso! Certamente irei me arriscar na cozinha para experimentar de novo este prato que estava sensacional. Com direito de congestão no final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário