domingo, 5 de junho de 2011

O que é que a baiana tem?

No maior ritmo Dorival Caymmi: "ai que saudade que eu tenho da Bahia", decidi preparar aqui em Londres uma moqueca de camarão. Eu sou completamente alucinada por moqueca. Dentre os pratos brasileiros, acho que esse é o meu favorito. Não sei se é o clima de praia que a moqueca remete, de uma vida boa que eu vivo quando vou à Bahia passar férias ou se é mesmo pela riqueza de sabores que o prato oferece. Seja qual o motivo, antes de vir para Londres, fiz questão de trazer comigo uma panela de barro, azeite de dendê e leite de côco. Coisa de gente maluca. Não sei como minha mala não parou na alfândega...

Pesquisei umas receitas na Internet e acabei usando essa daqui, que teoricamente é do Yemanjá, um dos melhores restaurantes de Salvador. Fiz umas adaptações (deixei as minhas observações dentro dos colchetes) e eis o resultado!! A foto não está das melhores, pois tirei do celular rapidinho para a moqueca não esfriar!



Farofa de Dendê (essa eu fiz por conta)
  • Dois dentes de alho
  • 1 Pacote de farinha de mandioca torrada (500g)
  • Azeite de oliva
  • Azeite de dendê
  • Sal
Preparo:
Pique o alho em pedaços pequenos. Refogue em um pouco de azeite de oliva. Depois, jogue um pouco de dendê e a farinha de mandioca. Mexa na panela até ver que a farofa está amarelinha. Adicione sal.


Moqueca

Ingredientes do tempero:
  • 500g de tomate
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1 maço de salsinha
  • 1 maço de cebolinha
  • 2 cebolas
  • Cominho a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta malagueta a gosto
Modo de preparo do tempero:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador até que fique com uma consistência homogênea e cremosa.

Ingredientes da moqueca:
  • 500g de camarão 51/60 [Eu usei três tipos de camarão de tamanhos diferentes. A única coisa é que coloquei os maiores primeiro, pois demoram mais para cozinhar]
  • 30ml de azeite de dendê
  • 500ml de leite de coco
  • 20ml de suco de limão [Esqueci do suco de limão e ficou boa mesmo assim]
Modo de preparo da moqueca:

Coloque a panela de barro (também conhecida como agdá) no fogo. Quando já estiver bem aquecida derrame dentro dela uma concha grande de tempero. Deixe a mistura cozinhar por alguns minutos e sobre ela coloque os camarões. Em seguida, o azeite de dendê e o leite de coco podem ir para a panela. Por último, o limão. É preciso muita atenção porque depois que o camarão vai para a panela, a moqueca só pode ficar entre 4 e 6 minutos no fogo. Se passar disso, o camarão pode ficar endurecido.
[Eu cortei umas rodelas de tomate e cortei ao meio para colocar na moqueca para ficar uns pedacinhos de tomate no meio e joguei um pouquinho depois do camarão.]


Fonte: Abril

Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário