quarta-feira, 15 de junho de 2011

Caffè Florian em Veneza

Passear a pé por Veneza é uma delícia. Perder-se pelas vielas e cruzar os estreitos canais que cortam a cidade. Parada obrigatória seja para um simples copo de água ou um aperitivo é Caffè Florian, que fica na Piazza San Marco.

Trata-se de um do café mais antigo da cidade, que foi inaugurado em 29 de dezembro de 1720, por Floriano Frascesconi com o nome de "Alla Venezia Trionfante". O nome original não vingou, já que os frequentes clientes chamavam o estabelecimento de Caffè Florian. Re-batizado ao gosto do freguês, o lugar não é apenas um patrimônio cultural, como testemunha história dos mais importantes momentos da cidade.

Afinal, o Caffè Florian viveu o esplendor da República Sereníssima, mas também a sua queda. Lá era o local onde os intelectuais e artistas se encontravam. Diz a lenda que Casanova aproveitava-se do fato que este era o únco café que as mulheres podiam frequentar para transformá-lo em campo para as suas conquistas amorosas. Talvez tenha sido nas mesas do café de Carlo Goldoni tenha escrito a peça "La Bottega di Caffè", já que o escritor era frequentador assíduo do Florian. No entanto, estes não eram os únicos clientes ilustres do café. A lista é longa: Lord Byron, Foscolo, Goethe, Madame Stael, Proust, D'Annunzio com a sua amante, Eleonora Duse, Rousseau, Modigliani, Stravinsky, entre outros.

Revolucionário, o café não apenas revolucionou as artes e a sociedade veneziana, como também a política. O Caffè Florian também foi palco de reuniões secretas e conspirações. Muitas estretégias foram tramadas nas mesas do café, seja para libertar-se do domínio dos franceses ou dos austríacos. Em 1848, as elegantes salas do café serviram também de enfermaria para os feridos das revoluções que abalaram a cidade.

O ambiente é dividido em pequenas salas, que criam um ar reservado para discussões particulares. Cada ambiente foi cuidadosamente decorado de acordo com o gosto e princípios de cada momento. Existe a "Sala del Senato", que foi encomendada com o objetivo de representar os ideais caros ao positivismo como progresso, civilização e a ciência, assim como a "Sala Cinese" e a "Sala Orientale", que foram inspiradas nos relatos, imagens e fantasias que ocupavam o imaginário do homem europeu, que enxergava com exotismo o Oriente.
Já a "Sala degli uomini illustri", como o nome já indica, foi decorada com retratos dos homens mais pretigiosos da península itálica. A "Sala degli Specchi" tem como motivo a representação das quatro estações e a mulher. A última sala decorada, foi a em estilo Liberty, muito na moda no início de 1900. Sendo assim, o café é uma mistura de gostos, modas e estilos, que convivem harmoniosamente no lugar.



Se um dia, você for a Veneza, junte-se a enorme lista de elegantes clientes e nem que seja para uma chicara de café.

Endereço: Piazza San Marco, Veneza

Nenhum comentário:

Postar um comentário