terça-feira, 12 de junho de 2012

Comida de Viking

Queridos leitores, juro que estamos tentando manter esse blog. Temos mil posts por publicar, mas sabe como é, a vida anda agitada e nem sempre conseguimos um tempinho para atualizá-los das nossas andanças por aí.
O UG andou pelas terras norueguesas para ver o que aquele povo bonito descendente dos vikings anda comendo. Em uma viagem de dois dias que fiz a Oslo, percebi que a gastronomia local não é tão valorizada; os locais estão mais acostumados à gastronomia internacional, apesar de existirem alguns restaurantes com comida tradicional. Eu não queria deixar passar em branco a possibilidade de provar alguma coisa típida de lá.
Estava em Aker Brygge, uma região da cidade onde havia um estaleiro que fica perto do mar, perfeita para um dia de verão. Não que o verão na Noruega seja muito quente, mas estava um sol gostoso e decidimos que seria perfeito comer em um dos resturantes ali perto. Escolhemos o Cafe Albertine que, apesar de não ser um restaurante típico norueguês, tinha boas opções no menu para quem queria provar uma iguaria local.
Eu já fui logo mergulhando de cabeça na ideia da novidade e pedi um prato com carne de baleia (hvalbiff). Sim, caros leitores, churrasquinho de Chamu!! Ai, ai, que me perdoem os ambientalistas de plantão. A prática de comer baleias acontece na Noruega desde os séculos 9 e 10. 
A carne de baleia vinha como um medalhão rodeado de bacon e acompanhava cebolas caramelizadas, batatas e cogumelos. Eles me perguntaram se poderiam trazer ao ponto ou se eu gostaria da carne mais bem passada, mas avisaram que, se a carne passasse muito do ponto, não ia ficar boa. Eu pedi que viesse do jeito que tinha que vir. A carne é bem mais vermelha do que a carne de boi e o gosto bem mais forte. Dá para sentir que é uma carne mais gorda do que estamos acostumados, mas valeu muito a experiência. Se você não é muito fã de carne, talvez não seja para você...

Carne de baleia

A minha amiga pediu o salmão gravlaks grelhado. O salmão gravlaks é típico da região escandinava e é feito curtido no sal com endro e açúcar por alguns dias. Normalmente, ele é servido cru, mas no restaurante ele veio grelhado. Eu provei e tinha o gostinho do salgado do salmão curtido. Estava muito gostoso. Talvez seja uma opção mais light e ambientalmente correta...


Salmão Gravlaks
 Site do Cafe Albertine:
http://www.cafealbertine.no/home/ 
Flá

Nenhum comentário:

Postar um comentário