segunda-feira, 28 de março de 2011

London Restaurant Week Dia II: L'Autre Pied

E a comilança continua! Espero caber nas minhas roupas até o fim da London Restaurant Week...

A visita de hoje foi ao também estrelado (pelo Michelin) L'Autre Pied (a primeira visita que fiz pelo London Restaurant Week foi no Club Gascon), que serve comida contemporânea européia. O serviço é super bem preparado, mas confesso que tive um pouco de dificuldade de entender o sotaque afrancesado da garçonete quando ela nos descrevia os pratos. Quando chegou a carta de vinhos, escolhemos um dos mais em conta, mas não estava disponível. O maître sacou que a gente não estava lá para gastar os tubos e sugeriu um que também cabia no nosso orçamento. Estávamos dispostas a pedir mais uma garrafa se precisássemos (estávamos em 5), mas ele fez das tripas coração para a nossa garrafa render até o fim do jantar. Excelente exercício para agradar o cliente! Ponto para eles!

O menu tinha apenas uma opção do começo ao fim. Como ninguém na mesa tinha restrições alimentares (viva!), todas pediram o menu Restaurant Week. E gostamos muito! Começamos com a entrada, que era um tupinambo (Jerusalem artichoke) com ragú de feijão branco, sauté de cogumelos selvagens e óleo de avelãs. A combinação estava uma delícia e abriu meu apetite: era uma espécie de creme, com uma massa bem fina embaixo. Quase perguntei se podia repetir…



Como prato principal, tinha peixe: besugo (sea bream), brócolis, cercefi, purê de brócolis e emulsão de grapefruit rosa. O peixe estava na medida: tinha uma camadinha crocante por fora e super macio por dentro.


E, finalmente a sobremesa: Baked Alaska (glace au four, em francês, que é um sorvete revestido com uma camada de suspiro) com ruibarbo e sorvete de cardamomo. O ruibarbo é uma planta muito usada em sobremesas aqui (o caule, pois as folhas são venenoas). A primeira vez que eu comi ruibarbo, foi na casa de uma vizinha nos EUA quando ela fez uma torta de ruibarbo com sorvete de creme. Lembro do meu tio falando: “ah, abre a mão, moça, coloca um moranguinho nessa torta. Por que ir no mato catar ruibarbo?”. Confesso que eu torço um pouco o meu nariz para o ruibarbo, mas que no L’Autre Pied eles sabem usar o melhor dele, sabem! A combinação da sobremesa ficou super exótica e gostosa, pois como o ruibarbo é ligeiramente azedo, combinou muito bem com o sorvete e com a camada de suspiros que veio por cima. Isso sem falar na apresentação do prato, que estava impecável.



Estou amando as minhas experiências gastronômicas no London Restaurant Week. Aguardem as cenas dos próximos capítulos…



Um comentário:

  1. O sotaque atrapalhou um pouco mesmo, mas tudo correu muito bem.
    Boa comida, boa cia, tudo muito bom.

    Flav - N tenho como resumir melhor o jantar.
    O restaurante vale a visita.
    Carol

    ResponderExcluir