quinta-feira, 24 de março de 2011

Prá lá de Marrakesh


Marrakesh é sem dúvida um dos lugares mais interessantes que já visitei. Fui prá lá curiosa, mas também sem saber exatamente o que iria encontrar. Confesso que estava cheia de receios por não saber exatamente quais são as regras sociais desse país mulçumano, que fica no extremo norte da África. Para não ter problemas, assim que cheguei no Riad em que estava hospedada, perguntei à esposa do dono do lugar se ela tinha alguma recomendação (se precisava esconder o cabelo, usar algum tipo de roupa especifica e etc). Ao contrário do que imaginava, a resposta dela foi negativa, não precisava pensar em nada daquilo. Todas as marroquinas que vi nas ruas de Marrakesh usavam trajes tradicionais nas ruas. Os homens também. Casais andam lado a lado, mas não de mãos dadas e jamais demonstram carinho em público. Todavia, esses hábitos não são regra de comportamento no Marrocos. Existem outras cidades menos conservadoras, como Rabat, onde já é mais comum ver mulheres de calça (ao “estilo occidental”), e homens de terno. Eu viajei por todo lado, vestida de calça jeans e casaco de lã, já que era inverno. Claro que destacava no meio da multidão, mas jamais fui destratada ou alvo de olhares repreensivos, muito pelo contrário. Fiquei encantada com a simpatia e doçura das pessoas que encontrei.


Então, quem nunca pensou em visitar o Marrocos, repense! O país é simplesmente surpreendente.

É impossível um estrangeiro não se perder na medina de Marrakesh. As ruas do souk (Mercado) formam um labirinto e às vezes passa-se horas andando em círculos. Em um desses momentos, perdida pela medina, me deparei com uma construção interessante. Parei para tirar uma fotografia e logo um senhor que estava na porta fez um sinal com as mãos me convidando para entrar. Curiosa que sou, resolvi aceitar o convite. Quando entrei, percebi que o lugar era inacreditável, todo decorado com mosaicos de azulejos. Tratava-se de uma construção do século 17, um enorme palácio onde funciona um dos restaurantes mais tradicionais da cidade: Dar Essalam. Imagina que esse mesmo palácio foi cenário para o filme “O Homem que Sabia Demais” (1956), de Alfred Hitchcock! Fiz logo uma reserva e voltei lá na mesma noite.

Esta é a porta de entrada do restaurante

Uma das salas do restaurante




A proposta do restaurante é bastante interessante: uma noite marroquinha, com tudo que se tem direito. Isto é, um espetáculo de música típica, danças e o melhor da gastronomia local. Quando chegamos, fomos levados para uma mesa bastante aconchegante. O cardápio tinha várias opções de refeições completas, isto é, entradas, prato principal e sobremesa. Vai ser difícil dizer aqui os nomes dos pratos ou uma descrição detalhada de cada coisa. Tirei fotos só de alguns dos milhares de pratos e quem sabe algum expert pode ajudar a identificar. Posso apenas dizer que tudo era delicioso. Ali Baba nenhum seria capaz de por defeito!


De sobremesa, recebemos uma linda cesta com frutas da estação e doce feito de massa folhada com leite condensado e granulado. Bemmm doce.


Para beber, pedimos uma garrafa de vinho Les Celliers de Merknès (Cabernet Sauvignon), produzido no Marrocos, e estava tão gostoso que pedimos depois outra garrafa. O nosso garçom era uma simpatia, fez brincadeiras o tempo todo.



O lugar é mágico!



Fica a recomendação:
Dar Essalam
05 24 44 35 20
120, Riad Zitoune Kedim
Marrakesh, Marrocos

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário