terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Se a gula é um pecado, uni-vos a mim, pecadores! Segovia, Espanha….

Para aqueles que pensam que a culinária espanhola se limita a tapas e paella, abram já essas cabeças! A cozinha espanhola é (arrisco dizer) tão rica quanto a italiana ou a francesa.

Em uma viagem que fiz à Espanha, tive o prazer de visitar Segovia, uma cidadezinha linda, que fica a apenas 30 minutos de Madri viajando por trem bala. Conheci a cidade em um dia (vale a pena) e tive a oportunidade de comer no restaurante Jose Maria, que, conforme dito por uma amiga minha que nasceu lá, é o melhor para comer o cochinillo (os outros são mais turísticos e não são tão bons). O restaurante parece pequeno por fora, mas, na medida em que você entra nele, vê que há lugar de sobra para a família toda.

O cochinillo nada mais é do que um leitão abatido bem cedo, com apenas semanas de vida (eu já consigo sentir a reprimenda do leitor pelo fato de eu me deixar levar pelo ecologicamente incorreto…). Infelizmente (ou felizmente), o peso na consciência acaba imediatamente após você sentir a crocância por fora e a maciez e suculência da carne por dentro quando degusta a iguaria. O sabor é bem mais sutil do que o de uma carne suína comum. A carne é tão macia que eles cortam o leitão ao meio com um prato para servir duas pessoas. No tempero, não vai nada além de água e sal, o que diferencia o cochinillo de Segovia dos preparados em outros lugares do mundo. O restaurante Jose Maria tem criação própria, o que, segundo eles, é o que garante o sabor da carne, já que não tem nenhum tempero que “difarce” o gosto. Uma saladinha para balancear (afinal, a comida é pesada) e voilà: um dos pratos mais gostosos que comi na Espanha!

De sobremesa, peça a tarta de Segovia, que é leve, com um creme saboroso e acompanha sorvete (sem peso na consicência, já que você já enfiou o pé na jaca). Para finalizar, un cafecito… Senão, o passeio vai acabar por aí. A cidade é cheia de lugares bonitos para conhecer: oportunidade para uma caminhada digestiva é o que não vai faltar!




Para comprar a viagem de trem de Madri para Segovia: http://www.raileurope.com/
O Restaurante Jose Maria fica bem no centro da cidade, na Cronista Lecea, 11.

Agradeço à minha amiga Cristina por ter sido paciente em ser minha guia turística e por ter me apresentado ao cochinillo.

Um comentário:

  1. Imagina só! você pode ir aí e dizer que comeu 1/2 ou um leitão inteiro!

    Avante utopistas gastronômicos! Rumo a cidade ideal de Gula!

    Parabéns pelo site! Muito bom gosto.
    Régis

    ResponderExcluir