domingo, 29 de maio de 2011

Cozinha Natural Gourmet

Na correria do dia-a-dia, às vezes cometemos o erro de procurar alimentos que dão uma sensação imediata de saciedade, mas não necessariamente são os melhores para a nossa saúde. O problema é quando o que deveria ser uma exceção vira a regra. Eu confesso que diante de uma rotina caótica, me permitia a pequenas recompensas alimentares, que não necessariamente são boas escolhas, ainda mais quando consumidas em grandes quantidades. Em busca de uma vida mais light, recebi a indicação do livro de culinária "Cozinha Natural Gourmet", que contém várias receitas para alterar a dieta junk por alimentos mais saudáveis.


No livro, a chef Tatiana Cardoso divide as receitas do Restaurante Moinho de Pedra e uma pespectiva criativa de encarar a culinária natural. Embora a autora apresente uma visão bastante radical contra alimentos industrializados e uma defesa da dieta vegetariana (Ouch!), resolvi passar por cima dos preconceitos e até acabei concordando com bastante coisa. Afinal, se é possível fazer pratos naturebas (haha) gostosos, por que não? As palavras da chef Tatiana Cardoso:

"Se olharmos para o homem contemporâneo, vemos que ele é cada vez menos integral e menos equilibrado. Estamos num mundo fragmentado, com pessoas fragmentadas que se desconectaram das coisas simples da vida em todos os sentidos. O homem busca no consumo desenfreado a felicidade e o bem-estar, e, quando essa fome não é preenchida, ele se torna refém de tal armadilha, esquecendo-se de que a felicidade está nos verdadeiros sentimentos de amor e amizade. Na culinária, acontece o mesmo: os alimentos integrais nutrem nosso corpo de forma plena; já os industrializados nos impingem uma falsa noção de saciedade."


Boa indicação de leitura para uma vida mais saudável!


Cozinha Natural Gourmet

A Culinaria De Tatiana Cardoso


Fotógrafo: FIALDINI, ROMULO Editora: DBA Assunto: GASTRONOMIA


Dani


Nenhum comentário:

Postar um comentário